terça-feira, 24 de julho de 2012

Sete Pecados Capitais da leitura

Esta altura do ano é sempre mais propícia ao pecado. Porque o calor está associado ao inferno. Porque o calor nos estimula o corpo. Porque os corpos andam mais despidos. Moralismos? Preconceitos? Uma herança pesada da história moral e de costumes que ainda nos pesa.

Para explorar este tema - Sete Pecados Capitais - de Aviad Kleinberg, publicado em 2010 pela Quetzal. Uma releitura dos sete pecados à luz dos dias de hoje. A ideia de que não há sociedades sem pecado é o ponto de partida. 



Não há sociedades sem o bem e o mal. Não há sociedade sem pecado. Mas cada cultura tem a sua lista favorita de transgressões. E a mais famosa de todas, a mais influente, terá sido redigida pela Igreja Católica, no fim da antiguidade: Os Sete Pecados Capitais. A soberba, a ganância, a preguiça, a luxúria, a inveja, a gula, e a ira não são actos proibidos, mas são as paixões que nos conduzem à tentação.

Mas, o que haverá de errado em ser-se um pouco preguiçoso? O que seria da alta cozinha sem a gula? Onde estaríamos todos sem a luxúria dos nosso pais? Será que a ira passou de moda no Ocidente? Poderia a nossa cultura do consumo sobreviver sem a inveja e a ganância? E, agora com toda a humildade, porque não haveríamos de ser orgulhosos?

Com grande erudição e um humor implacável, Aviad Kleinberg guia o leitor através dos conceitos de pecado judaico, cristão e greco-romano. Em cada um dos capítulos de Sete Pecados Mortais, o passado e o presente entreterem-se, e a imutabilidade das paixões humanas é examinada. Uma incursão original e divertida pelo que nos faz humanos,  às vezes demasiado humanos.

Para além do livro um desafio. Os Sete Pecados Capitais da Leitura.  Deixe-nos os vossos. Façam da leitura o vosso pecado de Verão e pequem, pequem muito porque o perdão está no livro seguinte!

1. Ganância: qual é o vosso livro mais caro? E o menos caro?
2. Ira: com qual autor têm uma relação de amor / ódio?
3. Gula: que livro devoraram sem vergonha alguma?
4. Preguiça: qual o livro que têm negligenciado devido à preguiça?
5. Orgulho: que livro têm mais orgulho em ter lido?
6. Luxúria: quais os atributos que acham mais atraentes em personagens masculinos e femininos?
7. Inveja: que livros gostariam de receber de presente e que sabem que os vossos amigos já têm?


2 comentários:

  1. Não sei responder a todos os pecados mas fica aqui o meu contributo :

    1 - Não gosto de comprar livros muito caros, embora tenha uns quantos que quero mas tenho de esperar pelas promoções, mas os livros mais caros que tenho rondam os 19 euros, os da Sherrylin Kenyon por exemplo. O mais barato, comprei a 1 euro num Alfarrabista: "Monstros fantásticos e onde encontrá-los" de J.K. Rowling

    2 - Ainda não sinto isso por nenhum escritor.

    3 - A Música das Borboletas - Rachael King (não consegui dormir enquanto não o terminei)

    4 - Neste momento, Os Maias, quero ler mas olho para ele e a perguiça fala mais alto.

    5 - A Sombra do Vento de Carlos Ruíz Záfon - O meu livro preferido

    6 - O Nariz. Estranho? mas é verdade, homens com nariz muito grande não me entusiasmam.

    7 - O livro que mais quero neste momento e tenho inveja de quem já o têm - O Último Homem da Torre de Aravind Adiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha dos pecados :)
      Continuação de boas leituras.

      Eliminar