terça-feira, 3 de julho de 2012

Morreu Jorge Figueira de Sousa, as palavras para o descrever não caberiam neste título...


Faleceu, vítima de doença prolongada, na madrugada de segunda-feira, o Jorge Figueira de Sousa, proprietário da Livraria Esperança, no Funchal.

Há mais de 65 anos ligado à livraria, fundada em 1886 e hoje considerada a segunda maior do mundo,com 1.200 metros quadrados e 106 mil livros expostos com a capa de frente. Foi por sua iniciativa que a Livraria Esperança, uma das mais conhecidas da Madeira, fundada em 1886 e situada na rua dos Ferreiros, passou também a Fundação, classificada como de utilidade pública e cujo principal objectivo é facultar livros a crianças da Região.

Jorge Figueira de Sousa venceu, em  Fevereiro passado o Prémio Especial de Livreiro, um dos Prémios de Edição LER/Booktailors.

Pormenor de uma vista da livraria

Em comunicado, o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, recordou que Jorge Figueira de Sousa “em tudo foi criativo” e “foi pioneiro em muitas áreas dos negócios que dirigiu e inventou ao longo da vida, desde a impressão de bilhetes de transportes públicos até à ideia de organizar visitas de escolas às livrarias. Mais do que um labirinto de livros, um espaço de magia, a [livraria] Esperança é uma memória viva da edição e da bibliofilia portuguesa e, por si mesma, um lugar mítico para os leitores que nunca deixam de procurar os livros mais raros”, refere o secretário de Estado.

Não nos podia passar em claro e não podia deixar de não dar uma palavra de homenagem a alguém que tanto fez pelos livros e pela leitura, em especial numa região que continua a sofrer quer pelo acesso deficiente que ainda tem a muitos serviços, sendo uma espécie de filho bastardo deste país em que vivemos. Juntando a isso uma série de políticos dinossauros que permanecem no poder há mais de 38 anos e que fazem da Madeira e Funchal o seu jardim de brincadeiras e enriquecimento pessoal!

A Livraria Esperança está também disponível online.

Sem comentários:

Enviar um comentário