quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Mocho Comi", papa prémio no Children’s Book em Nova York


O livro de ilustração "Mocho Comi" com texto de Carlos Nogueira e ilustração de Marta Madureira, publicado pela Tcharan é Best of Show do 3x3 Children’s Book - New York.


Esta dupla que ousa pegar num dos contos com animais mais conhecidos da nossa tradição - “Mocho comi”, vê agora o seu trabalho reconhecido no estrangeiro. Graças ao trabalho destes dois autores, “Mocho comi” foi transformado num objecto estético que prova que é possível preservar a dicotomia entre tradição e inovação, entre a oralidade intrínseca do género e a sua recriação escrita, entre a imaterialidade visual imaginativa – individual, única e intransmissível – das imagens visuais criadas na mente de quem ouve e o design e ilustração contemporâneos – materiais e palpáveis – do suporte livro.



Se os contos são para ser ouvidos, aprendidos, apreendidos e apaixonadamente contados, graças a este “Mocho comi”, a Tcharan prova-nos que é realmente possível dar a conhecer as narrativas orais portuguesas numa nova voz em texto ilustrado. Que este património reconstruído graficamente com tanto cuidado pela Tcharan possa ajudar a reflectir sobre os modos de criação e utilização actual da tradição portuguesa.

Estão também de parabéns com outras menções os portugueses Mariana Rio, André Letria, André da Loba, Gémeo Luís e José Manuel Saraiva.

2 comentários:

  1. É de facto um livro lindíssimo. Tive o privilégio de ver alguns originais das ilustrações na livraria Papa livros, na Rua Miguel Bombarda, no Porto.
    Lindo!
    Parabéns!
    Inês Portugal

    ResponderEliminar