quarta-feira, 4 de julho de 2012

Leitura do mês de Julho




No mês em que a maioria dos portugueses entra de férias, trago ao Blog um livro de um jovem escritor português - Sandro William Junqueira.

Fazendo parte da nova geração de escritores, Sandro lança-nos um desafio neste "UM PIANO PARA CAVALOS BRANCOS" ao "obrigar" o leitor a ser muito mais que um mero assistente da história que nos conta.
Os lugares, as personagens - sem referência específica e concreta - levam o leitor a desempenhar um papel de intervenção no próprio enredo. A floresta, lugar onde habitam todos os medos, pode ser qualquer floresta, podem ser os nossos próprios medos. Não há lugar para um distanciamento: o leitor é parte integrante da história.
As personagens são referenciadas por aquilo que representam e não por aquilo que são.

A surpreendente estrutura do livro que, em vez de capítulos, é composta por Sonata de Inverno e Concerto de Verão, tem em Satie a inspiração: a história decorre em Gymmopédies. Esta referência incontornável à música clássica subjaz à paixão do escritor: o piano.

Deixo-vos, então, com "Um Piano para Cavalos Altosque nos dá todos os caminhos para uma Música que se ouve dentro de nós. Uma séria reflexão sobre "...o poder, o poder do controlo, o poder da comunicação, o poder do corpo." Universos que habitam em todos nós.

Para quem não se recorda, tive o privilégio de conversar com o Sandro um dia. O acaso levou-me a ele e o Sandro deixou umas breves palavras aqui no nosso blog. Não deixem de o conhecer um pouco melhor:

http://www.blogclubedeleitores.com/2012/06/conversa-beira-mar-com-sandro-william.html

Elsa Martins Esteves

Sem comentários:

Enviar um comentário