terça-feira, 17 de julho de 2012

José Saramago em dicionário, para descobrir de A a Z


Se conhece a obra de José Saramago, certamente identifica com rapidez nomes como Blimunda, a Mulher do Médico ou o Elefante. Mas Se precisar de localizar o Rapazinho Estrábico ou o José Pequeno, vai gostar de ter à mão o "Dicionário de personagens da obra de José Saramago" que a académica brasileira Salma Ferraz apresentou no passado dia 13 de Julho, na Casa dos Bicos.

O dicionário reúne 354 personagens, depois de um trabalho exaustivo de cujo resultado a autora, no prefácio, se diz insatisfeita: "Não estou contente, persigo a perfeição e já visualizo várias revisões em futuras edições". A obra é publicada pela editora universitária brasileira Edifurb, e inclui a reprodução do discurso do escritor na aceitação do Prémio Nobel, em 1998, e ainda «uma curta biografia de José Saramago, a respectiva bibliografia, a lista de prémios, condecorações e doutoramentos honoris causa».

A investigadora, que tem uma vasta obra ensaística e literária, é professora associada de Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, onde acompanha a pós-graduação de Literatura com a linha de Pesquisa Teopoética - estudos comparados de Teologia e Literatura. Formou-se em Letras pela Faculdade Hebraico Brasileira Renascença e especializou-se em Literatura Brasileira e Literatura Infantil na Faculdade Severino Sombra do Rio de Janeiro. Cumpriu mestrado e doutoramento em Literatura Portuguesa na Universidade do Estado de São Paulo e prosseguiu os estudos, com um pós-doutoramento em Teologia e Literatura Na Universidade Federal de Minas Gerais.

Sem comentários:

Enviar um comentário