sábado, 14 de julho de 2012

De boas intenções está o blogue cheio... do Max Aub também, neste dias que correm


"De boas intenções, está o inferno cheio". (Ditado popular)

«As Boas Intenções» é um livro de Max Aub traduzido por Alberto Simões em 2010. Publicado em Portugal pela Ulisseia, agora do grupo Babel.

Esta é a primeira edição não censurada em todo o Mundo. Parece-me do interesse do público saber que só este livro e os Crimes Exemplares é que se encontram à venda nas chamadas "livrarias modernas". Os outros de Max Aub, podem ser encontrados pela Wook ou pela Book Depository.


"Deliciosa comédia de maneiras que relata a realidade da vida burguesa no intervalo entre as duas guerras mundiais, uma realidade que Aub sempre considerou culpada pelos males que iriam afectar a Espanha nos anos seguintes."

O livro “As boas intenções”, do escritor espanhol Max Aub, ilustra de forma brilhante como medidas repletas de bons sentimentos podem acarretar efeitos catastróficos, inclusive na vida daqueles que tais acções mais visavam a ajudar. Trata-se da história de Agustín Alfaro, “o que normalmente se chama um bom rapaz”, nas palavras do autor. O livro retrata uma série de acontecimentos trágicos que vão ocorrendo à medida que Agustín tenta proteger sua mãe do sofrimento.

Tudo começa quando surge na casa da família uma moça chamada Remedios, que alega ser mãe de um filho de Agustín. O problema é que o rebento não era de Agustín, e sim de seu pai, que usara o nome do filho com a amante. No afã de poupar sua querida mãe de tamanho sofrimento, uma vez que ela considerava o marido um homem exemplar, Agustín acaba por aceitar a farsa. O que se segue é uma verdadeira comédia de enganos que, naturalmente, acaba por desgraçar ainda mais a vida de sua mãe, sem falar das demais envolvidas, começando pelo próprio Agustín.

A história de um homem que entre traições, amores e desamores, acaba por nos relatar a passagem dos tempos da República Espanhola à Guerra Civil... como se ele próprio já não tivesse tantos problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário