quarta-feira, 4 de julho de 2012

Clube de Leitores está no Bairro dos Livros, a parceria que nos põe na rua

Clique na imagem para aceder à página do Bairro dos Livros, procure também no Facebook.

O blogue mudou, tem mudado e continua a mudar. Mudança porque é disso que a evolução é feita e, se queremos chegar a mais pessoas, também nós temos que mudar. Uns vão gostar, outros não. Uns vão gostar mais, uns vão e outros vêm. Continuamos a gostar de toda a gente, aqueles que amam os livros em todas as formas de os amar.

Nestas mudanças estão algumas novidades grandes para quem nos acompanha. O design do blogue mudou e ainda temos surpresas em carteira...

Agora outro tipo de novidades! Vamos chegar a mais gente e sair do espaço virtual para o físico. Vamos ver caras, cruzar-nos com estes nomes que por aqui andam e pelo Facebook e com quem cruzamos caminho todos os dias.

Quero saber quem são, quero apertar-vos a mão, dar um abraço, um beijo, quero cruzar olhares, quero-vos sentir. É este o novo grande passo do blogue - sair para o mundo.

Para já o mundo tem limitações geográficas, como será óbvio. Ficamos pelo Porto, ficamos pelo Bairro.
Pois é, para quem anda mais atento já reparou neste projecto de que temos vindo a falar e a anunciar.

Agora estamos aqui também como estamos nos outros espaços. Em breve esperamos estar ainda em mais sítios e nada seria melhor do que continuarmos a crescer assim, com vocês e para vocês, porque de outra forma não faz sentido.


O Bairro dos Livros - o movimento dos livreiros, que arrancou oficialmente em Abril de 2012, conta já com alguns anos de debate, preparação, coordenação de iniciativas, entre recuos e avanços. É no momento em que a cidade mais precisa que os livreiros se unam na Baixa do Porto - para fazer da rede de livrarias e alfarrabistas da cidade lugares de partilha de conhecimento, de celebração do livro e dos leitores e de programação cultural pensada para todos os públicos.

O projecto “Bairro dos Livros” é  o espaço geográfico e emocional em que se inserem mais de três dezenas de livrarias da cidade do Porto, com vários perfis e identidades – generalistas, tradicionais, alfarrabistas, especializadas, de grande e pequena dimensão – e que funcionam como pontos de encontro para os habitantes da cidade. São locais de passagem obrigatória no roteiro cultural da cidade, assim como um íman para turistas (os de fora e os de dentro).

A partir desse enorme potencial, que é um verdadeiro património imaterial gerador de produção e integração lúdico-cultural na vida da cidade, e da concertação entre os livreiros, o “Bairro dos Livros” assume-se como um projecto de desenvolvimento de estratégias e acções conjuntas para atingir dois objectivos principais:

1. Divulgar o livro e a leitura com base no conceito “Ler com prazer livros todos os dias”, dando ao mesmo tempo mais visibilidade às livrarias envolvidas;

2. Participar no fomento da dinâmica que vem surgindo nesta zona da cidade, com vista à captação, afluência e fidelização de novos públicos através de acções concertadas entre os livreiros aqui implantados.

Mais do que isso, numa altura em que a crise afecta o estado de alma e a esperança dos portuenses, os livreiros do Bairro querem contrariar os sentimentos de apatia e de medo do futuro para continuar a fazer crescer a Baixa da cidade e acarinhar os leitores.


Para além da divulgação, estaremos a colaborar em actividades do Bairro dos Livros, já a começar neste mês. No blogue podem encontrar as entradas pela etiqueta / palavra-chave "Bairro dos Livros". Para já temos também um passatempo a decorrer relacionado com o tema deste mês - "Ler é o melhor remédio". Participem e venham ter connosco a este Bairro.

Sem comentários:

Enviar um comentário