terça-feira, 26 de junho de 2012

a-ver-livros: no fundo com Vlad Gerasimov


A vida inteira tenho tido uma relação muito visual com os livros. Tanto quanto um primeiro parágrafo me pode ou não entusiasmar, mexe comigo a capa, a paginação, o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento, as margens. Não me surpreendi, por isso, quando dei por mim a coleccionar arte relacionada com livros – quadros, ilustrações de vários géneros, fotografias de esculturas... Não me surpreendi quando dei por mim a fazer o “a-ver-livros”. 

Mas quando o Rodrigo Ferrão me desafiou a fazer uma mudança de visual no blog arregalei os olhos de espanto – e questionei-me: como posso escolher entre tantas imagens que me fascinam?


Foi mais fácil do que temi. O fundo saltou-me à vista em minutos: um wallpaper com assinatura Vladstudio, em que os livros são como folhas e flores, crescendo em nosso torno como o pé de feijão. Vladstudio é a empresa de Vlad Gerasimov, 32 anos, artista digital da cidade russa de Irkutsk, no Sul da Sibéria, algures perto do Lago Baikal. Sim, com 636km de comprimento e 80km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da Terra, com 1.680 metros de profundidade. 

Não diz nada a respeito de Vlad, é um facto. Mas é um facto interessante, a tornar mais colorido o facto de ele ter formação em economia e nunca ter passado um minuto como economista na vida, como revelou numa entrevista. Ah, e toca piano e guitarra – e sonhou durante muito tempo ser uma estrela rock. 


Sobre o seu processo criativo, revela que começa com um desenho a lápis, depois passa-o pelo scanner, abre em Photoshop e segue por aí fora. “Gosto de desenhar coisas que saltem o cérebro e vão directas ao coração”, afirma, de forma quase literária. Nem por acaso, diz ainda que, quando se sentir mais confiante, quer trabalhar em ilustrações para livros infantis, nomeadamente numa edição especial do “Principezinho”. Cá a esperamos! 

Para já, vamo-nos deleitando com o seu wallpaper e, para o conhecermos um pouco melhor, visitemos o link www.vladstudio.com

Sem comentários:

Enviar um comentário