terça-feira, 12 de junho de 2012

a-ver-livros com os olhos da morte: William Warren


Quero morrer entre livros, não nos corredores frios de um hospital entre o público e o privado, entre o fim e a indignidade.
Quero morrer onde possa olhar-lhes as lombadas e gastar o último fôlego na memória dos momentos que lhes estão associados.
Quero chamar os amigos até mim e, um a um, indicar-lhes que volume retirar da estante, um bocadinho de mim na herança entregue em vida.

Depois, vazia, quero que desmontem a estante e, com ela construam o caixão que me levará às cinzas.


Isto se a estante for uma ‘Shelves for Life’, assinada pelo jovem criador britânico William Warren - designer de móveis com uma perspectiva conceptual e um toque de bom humor - e apresentadas em 2005, durante o Festival de Design de Londres. Generoso, até hoje ele continua a fornecer as instruções de construção a quem lhas pedir acrescentando os seus dados biométricos. 

O conceito é simples: uma estante em boa madeira, pensada para durar uma vida inteira – e seguir connosco na morte, uma vez que as várias peças de que é composta formam um caixão. Uma opção económica, ecológica e absolutamente brilhante. 

Claro que depois da versão design, surge sempre outra para consumo geral. E a empresa norte-americana Last Things apresentou a Estante Caixão. Na prática uma espécie de malão a que basta retirar as prateleiras interiores e fechar.


Em estilo ou na versão menos cool, por mim estou nesta de ir para o outro mundo nas tábuas que foram a minha estante. E, como diria Mário de Sá-Carneiro, a um morto nada se recusa.

Sem comentários:

Enviar um comentário