sexta-feira, 22 de junho de 2012

«Uma Grande Ilusão? Ensaio Sobre a Europa» - um ensaio de Tony Judt lançado pelas Edições 70

Chega muito em breve às livrarias mais um ensaio de Tony Judt traduzido pelas Edições 70. Apesar de escrito em 1996, na mente do crítico já eram expectáveis alguns dos debates que assistimos actualmente. 



«Esta obra, escrita em 1996, é uma reflexão ao mesmo tempo premonitória, céptica e apaixonada sobre o estado da Europa. Nesta análise de Tony Judt podem encontrar-se as premissas do actual debate sobre o futuro da Europa. Ainda não tínhamos entrado neste milénio e já Judt nos dirigia as questões mais prementes, às quais ainda hoje urge responder. Quais as reais expectativas de uma União Europeia alargada? Que nações devem pertencer à Europa, quando e com que critérios? O que define “Europa” e como devemos pensar sobre o nosso futuro? Se o mito da “Europa” é demasiado abstracto para atrair os europeus e pode até obstruir a procura de soluções para problemas concretos, argumenta Judt, então teremos tudo a ganhar em examiná-la criticamente.»

E como a Europa foi feita de grandes lutas e conquistas, deixo-vos este curioso vídeo que mostra 1000 anos de História do Velho Continente. A Europa tal qual a conhecemos podia ter sido bem diferente. Resta saber se será um processo terminado... 


Sem comentários:

Enviar um comentário