segunda-feira, 4 de junho de 2012

&Etc a editora e o filme e os livros, pela mão de Cláudia Clemente

 Na quarta-feira, dia 6 de Junho a Feira do Livro do Porto vai receber a Cláudia Clemente para a apresentação do documentário "&Etc" sobre a editora com o mesmo nome. Este evento é promovido pelo Cineclube do Porto que também está presente com stand na Feira. A Cláudia também é autora de livros, vamos conhecer melhor a sua obra e, é claro, se puderem na 5ª feira apareçam!


Cláudia Clemente, arquitecta de formação, divide o seu trabalho actual entre a escrita e a realização cinematográfica, entre a ficção e os documentários.

Nascida no Porto em 1970, estudou arquitectura nessa cidade e cinema em Lisboa e Barcelona. Licenciou-se em arquitectura na FAUP em 1995. Publicou o seu primeiro livro de contos, “O caderno negro” em 2003, na Editora Livro do Dia, e o Segundo, “A fábrica da noite”, na Editora Ulisseia, em 2010.

 
Concluiu o curso de Escrita de Argumentos para Longas-metragens da Gulbenkian, com a London Film School, em 2006. Terminou o curso de cinema na Restart, em 2007.
Escreveu e realizou o vídeo “Way Out”, para o Festival Temps d’Images em 2010

Os seus contos foram editados em Portugal, Espanha e Itália.
Realizou 3 curtas metragens e um documentário. Foi responsável pelos argumentos, storyboards, realização, direcção de arte, montagem e (na maioria dos casos) produção dos seus próprios filmes. Estes já foram exibidos em Portugal, no Brasil, no Uruguai, na Índia, em Cuba e em Itália, tendo sido premiados em diversos festivais.


A “&etc” foi criada em 1973. É uma pequena editora, que desde então e até aos dias de hoje se rege por parâmetros bastante singulares – não tem fins lucrativos, não publica obras “comerciais”, edita autores desconhecidos. Tornou-se ao longo dos anos uma referência no panorama nacional, conhecida tanto pelo lado plástico/estético dos seus livros quadrados como pelos personagens que publicam, tais como, por exemplo, João César Monteiro, Adília Lopes ou Alberto Pimenta, alguns dos autores mais alternativos da actualidade. Victor Silva Tavares e Rui Caeiro recordam aqui alguns episódios ao longo das três décadas de funcionamento desta editora.


Realização: Cláudia Clemente
Produção: Cláudia Clemente/Restart
Câmara : João Miguel Silva/Cláudia Clemente
Som: João Miguel Silva
Montagem: Cláudia Clemente
Pós-Produção Áudio: Ricardo Ganhão
Correcção de cor: Graça Castanheira
Intervenientes: Adília Lopes, Alberto Pimenta,
Paulo Costa Domingos,Rui Caeiro, Vítor Silva Tavares.
DVD, 23’/ Côr/ Formato de Imagem: 4:3/ Som: Stereo

PRÉMIOS

DocLisboa 2007
prémio Tobis para a melhor curta-metragem nacional.

IMAGO 2007
Festival Internacional de Cinema Jovem do Fundão
prémio Caixa Geral de Depósitos para o melhor filme
nacional [secção “Under 25”]

Sem comentários:

Enviar um comentário