sábado, 2 de junho de 2012

Dia da(s) Criança(s) na Feira

Ontem foi Dia Mundial da Criança. Para este dia, que na Feira, de crianças já tem muito pouco, porque as ditas já vão direccionadas para as campanhas de marketing e ofertas que os inundam. Acabam por passar ao lado dos livros de todos os outros livros e serem entretidas com espectáculos, brindes e sabe-se lá mais o quê... tudo e quase menos livros. Responsabilidade - dos educadores, das escolas, de quem tem responsabilidade pública na educação e pelas editoras (grupos editoriais) que o fazem.
Assim, a minha escolha para este dia acaba por recair num livro diferente. Um livro com uma causa. Um livro de uma chancela nova. Uma aposta de um dos senhores dos livros em Portugal.




MENINO COMO EU
LUÍSA LOBÃO MONIZ (Texto), RITA MONIZ (Ilustração)

32 pp., 2011
PVP 10€

Um livro para crianças baseado nos seus direitos e deveres e nas actividades da SOS Criança. É um gesto de solidariedade com todas as crianças em situação de risco, pois a receita da venda vai para o IAC (Instituto de Apoio à Criança/SOS Criança).

O SOS Criança é um serviço anónimo e confidencial, de apoio às crianças, jovens, famílias, profissionais e comunidade, de âmbito nacional e internacional, tendo como populações-alvo: - Crianças e jovens até aos 18 anos; - Suas famílias; - Profissionais que trabalham nestas áreas; - Cidadãos com preocupações neste âmbito.

O título do livro é uma frase dita por uma menina de 8 anos, em 1989, referindo-se a um menino maltratado.


Por ter considerado da máxima importância  dotar as crianças de algum conhecimento sobre a existência de um serviço que as pode orientar antes que o risco aconteça, Luísa Lobão Moniz aventurou-se na elaboração deste livro, num gesto de solidariedade com todas as crianças em risco, cuja receita da venda  vai na íntegra para o SOS Criança. A obra é editada pela Teodolito, chancela das Edições Afrontamento, com o ex-editor da Teorema, Carlos Veiga Ferreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário