domingo, 24 de junho de 2012

Da importância do Primeiro Parágrafo

Dos livros.
Da importância do título.
Da importância da capa.
Da importância da contra-capa.
Da importância do primeiro parágrafo.

Parágrafo s. m. Um ou mais períodos que tratam do mesmo assunto; pequena divisão de um discurso (sinal gráfico dessa divisão: §); capítulo; artigo; alínea; abrir ~ deixar a linha em que se escrevia e começar na seguinte, um pouco dentro (Do gr. parágraphos, “escrito ao lado”, pelo lat. paragraphu-, “id.”)
In Dicionário da Língua Portuguesa
Porto Editora – 8ª Edição

Talvez porque, sempre, ou quase sempre, quando pegamos num livro, de forma automática, abrimos o objecto na primeira página e, instintivamente, será instinto?, lemos o primeiro parágrafo, sem saber o que procuramos, mas à procura.
E, todos diferentes, ou não tão diferentes assim, procuramos esse indefinível clique de interruptor que nos agarra e enfia dentro das palavras, da forma, da história.

Um parágrafo, o primeiro, o tudo ou nada, a prova dos nove, os cem metros barreiras, a mensagem que se autodestruirá em segundos, o sexo fácil, a tatuagem, a simbiose, a fotossíntese, a partícula elementar, a pedra-toque, o toca e foge, a inexplicável vontade, o prazer, a necessidade, de continuar a ler. 


Sem comentários:

Enviar um comentário