terça-feira, 5 de junho de 2012

Crise... disseram eles!

Numa altura em que, infelizmente, tudo se discute à volta de números os livros não ficam para trás. Palavras como mercado, produto, público-alvo ou target vão invadindo as conversas e os dicionários de livreiros, editores e leitores.
Fala-se da crise no sector, das vendas mais baixas. Afinal o que se passa no país onde menos se lê e mais se publica? O porquê das disparidades e que mercado é este. São as perguntas de hoje para os nossos leitores. O apelo hoje é para a vossa participação na percepção deste problema.
Pelo meio ficam uma sugestão de leitura e um pequeno vídeo: The Diary of a Disappointed Book, um pequeno percurso de um livro desapontado.


Numa altura em que só se fala em crise, crise e mais crise, quem explica às crianças o que é essa coisa que a todos nos aflige? Este livro explica. E explica de acordo com a ideologia favorita de cada leitor: se prefere as justificações defendidas pela esquerda começa a ler o livro por um lado, se prefere as justificações defendidas pela direita começa a ler o livro por outro.


Os protagonistas são os mesmos dos dois lados – um urso gordo (o défice) e um enxame de abelhas furiosas (os mercados) –, mas as explicações para o estado a que o país chegou mudam bastante consoante o ponto de vista favorito do leitor e o sentido da sua leitura.
Escrito por João Miguel Tavares (autor de Os Homens Precisam de Mimo, membro do Governo Sombra e colunista do Correio da Manhã) e ilustrado por Nuno Saraiva (co-autor de Filosofia de Ponta e um dos mais prestigiados ilustradores portugueses).

2 comentários: