terça-feira, 12 de junho de 2012

Ai estive morto no deserto e a Abysmo aqui tão perto...


Sérgio Godinho faz 40 anos de carreira. E que melhor forma de comemorar que não fosse um livro. As letras das músicas em texto e ilustradas pelos melhores ilustradores portugueses.

Para os comemorar escolheu 40 letras de canções de uma vida dedicada à música para que fossem ilustradas por 40 artistas portugueses. Letras e ilustrações foram reunidas no livro «Sérgio Godinho e as 40 ilustrações», uma edição da Abysmo. Estão lá "Lisboa que amanhece", "Etelvina", "Balada da Rita", "Arranja-me um emprego", "Com um brilhozinho nos olhos", "O elixir da eterna juventude", "Em dias consecutivos" e também "Sopro do coração", que Sérgio Godinho escreveu para os Clã.

Os ilustradores foram escolhidos por João Paulo Cotrim, editor da Abysmo. O resultado final apresenta ilustrações inéditas feitas em carvão, digital, colagem, técnica mista ou com a tecnologia de um iPhone. O livro foi apresentado na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, numa sessão em que Sérgio Godinho recebeu uma medalha de honra atribuída pela SPA.

"Ilustrada a música destas quarenta maneiras, percebo agora melhor o que dizem as palavras e os sons", escreveu Sérgio Godinho no texto introdutório do livro.

"Quarenta anos ou mais se podem encontrar em cada canção de Sérgio Godinho, os minutos todos enrolados num novelo, que ora fica na garganta ora nos desce aos punhos, pedras que desatam a série de ondas concêntricas da memória que ainda agora está por nascer."
João Paulo Cotrim


Não satisfeitos com este trabalho e porque o Sérgio Godinho merece tudo. Aqui está a segunda marca de eternidade.

No ano em que foi celebrando uns bem medidos 40 anos de canções, Sérgio Godinho abordou, em crónica semanal no jornal Expresso, outras tantas canções de amigos e conhecidos ou isso se tornaram depois de ouvidos, apesar de terem desaparecido ou nunca se terem cruzado. Aqui se reúnem esses textos, revistos e aumentados, que são janelas para nomes como Bob Dylan ou Zeca Afonso, Noel Rosa ou Caetano, mas também Jacques Brel ou The Beatles, sem excluir The Kinks, José Mário Branco ou Tony de Matos. Não ficaremos apenas a saber mais sobre cada uma das canções, mas sobretudo a visão íntima de quem conhece a música, os instrumentos, os intérpretes e a sua circunstância.

Desta feita as ilustrações são exclusivas do Nuno Saraiva, em mais um trabalho de excelente rigor e cuidado da Abysmo.




Sem comentários:

Enviar um comentário