sábado, 12 de maio de 2012

A viagem adorável que acabou em sucesso

Foto: Pedro Ferreira

A receita de sucesso: um casal de aventureiros britânicos - Tony e Maureen Wheeler (ele inglês e ex-engenheiro da Chrysler, ela irlandesa), deixam a cidade de Londres em 1973 com o intuito de viajar em lua-de-mel até a Austrália com pouco dinheiro (apenas 400 Libras) e por terra (na medida do possível). Alguns meses e pouco dinheiro gasto, eles conseguiram completar a travessia, um dia após o Natal,  estavam bastante satisfeitos com o resultado da viagem.


Para relatar a aventura o casal decidiu escrever o livro “Across Asia on the Cheap”, contando como eles conseguiram fazer a viagem com tão pouco dinheiro (o casal aportou em Sidney com 27 centavos de dólares australianos no bolso) e muito improviso, passando por países como Turquia, Irão, Paquistão, Afeganistão, Índia e Nepal. O guia, apenas um pequeno monte de papel, composto de 96 páginas produzidas artesanalmente (Tony desenhava os mapas, escrevia os textos à mão e passava para Maureen dactilografar), que descrevia a viagem de Londres, passando pela Ásia e chegando à Austrália, foi um sucesso e somente na primeira semana vendeu 1.500 exemplares ao preço de US$ 1,80. 

Nasciam assim os famosos guias LONELY PLANET.

Em apenas um ano nas livrarias o guia vendeu 8.500 exemplares. O grande sucesso do primeiro exemplar levou ao lançamento, em 1975, do segundo guia com o título de “Southeast Asian on a Shoestring”, que ficou conhecido entre os veteranos entusiastas como “Yellow Biblie”, em virtude da capa amarela e das informações imprescindíveis contidas nele, como referências a hotéis, restaurantes, pontos turísticos, dicas essenciais e até mesmo como trocar dinheiro no câmbio negro. Este segundo guia descrevia a viagem do casal por países do sudoeste asiáticos como Indonésia, Malásia, Laos, Tailândia e Birmânia.

A origem do nome LONELY PLANET tem uma história curiosa: ele surgiu apenas porque Tony entendeu de forma errada letra da música “Space Captain”, interpretada pelo cantor americano Joe Cocker. Ao invés de entender “Lovely Planet” ele ouviu a expressão “Lonely Planet” e a adoptou para o seu ainda embrionário projeto editorial.


Origem: Austrália
Fundação: 1972
Fundador: Maureen e Tony Wheeler
Sede mundial: Melbourne, Victoria, Austrália


Toda a história parece um sonho tornado realidade. E vocês? Onde é que fica o vosso sonho? E a vossa viagem?

Sem comentários:

Enviar um comentário