sábado, 5 de maio de 2012

Querido filho, em dois anos não esperava assim tanto!

Querido filho,

Em Maio de 2010 vieste ao Mundo. Não prometias nada impossível... Querias só partilhar o teu gosto pelos livros e pela leitura. Deixar um poema, celebrar a chegada de uma novidade, falar de autores, discutir uma leitura em conjunto com quem anda contigo no mesmo barco...

Movias pouca gente à tua volta. Alguns amigos pessoais, alguns leitores que partilhavam os mesmos gostos. Gente anónima que se identificava. Mas então surgiu a ideia de ir convidando pessoas para te fazer crescer. Um por cada mês. E foste ganhando forma, a tua palavra começou a ser semeada por outras paragens.

Quando um dia te viste num concurso entre os melhores blogues de Livros/ Literatura / Poesia, tremeste um pouco. Mas não tinhas nada a perder! Pelo contrário, conseguiste provar que a união faz a força! Juntaste os que estavam contigo e foste à luta. Uns ajudaram de uma maneira, outros de outra. No final, conseguiste passar a mensagem e elevaste o teu nome mais alto. Sabes que tens que agradecer, não sabes? Aos anónimos, aos amigos, à família... Afinal, não é para menos... ganhaste o concurso de blog do ano 2011 na tua categoria.

Também tiveste silêncios... Estranhaste alguns e questionaste porquê. Descobriste que nem sempre consegues agradar a todos. Mas nada disso te derrotou. Sabes bem que és suficientemente forte para aceitar as coisas como elas são. Não tens medo de mudar, de ser maior, de contar com a ajuda de mais ou menos gente. E, felizmente, não vives no pânico de não seres lido. Tens confiança nas tuas virtudes e qualidades. Por isso, lutas por chegar longe. Mas não procuras ficar milionário a qualquer custo!

Crescer implica dar um passo de cada vez. Pensar cada pormenor. E isso leva o seu tempo. Não podes correr o risco de falar sozinho, deixar de pedir opinião, abrir as portas a quem te deseja... A seu tempo, tu e eu vamos anunciar projectos, ideias, dar a conhecer ainda mais este mundo tão especial. Falar de livros e leituras, como sabes, é difícil. Muito mais neste País que não premeia a excelência, o amor, o trabalho... Um Portugal que lê pouco, muito pouco. Felizmente, tens a clara noção que quem ama a leitura continua a dar-te a força que precisas para sair da cama todos os dias. As palavras abastecem-te. Habitas o mundo dos sonhos perfeitos: das personagens, dos escritores, das histórias, da singela amizade que crias com os livros com que te cruzas...


Fizeste amigos para a vida. Hoje, no teu dia de anos, já contas com mais de 120 mil páginas abertas. Tens 874 comentários às coisas que deixas. 992 mensagens publicadas! Entras pela casa das pessoas nas redes sociais. Muitos ignoram-te, põem um gosto e dão-te os parabéns sabes lá bem porquê... O mundo também se alimenta das aparências. Mas tu estás atento, felizmente.

Meu filho: hoje é dia de festa! Nunca pensei que crescesses assim. O teu Pai é apenas um anónimo que trabalha numa livraria de shopping. Quantos é que sabem disto? Pouco importa! És feliz como és, tens força e personalidade própria. Continuarás a alimentar-te dos bons leitores, indiferente às invejas e críticas ao papel que, com coragem, assumes!

Sim, tu e eu vamos continuar a caminhar lado a lado. Espelho um do outro. Com muito orgulho pelo que hoje somos. Os pés bem assentes na terra. Nas vitórias e nas derrotas. Nos dias felizes e melancólicos. Para o bem e para o mal.

Obrigado por me fazeres tão bem. És e serás o meu projecto preferido. Estás sempre no pensamento e no coração. Muita força aí, tudo vai correr bem. Estamos juntos!

Um beijo do Pai,
Rodrigo

5 comentários:

  1. Porque estava escrito nas estrelas que terias um filho assim, imagem à tua semelhança.Quis o acaso que eu me cruzasse contigo e que aqui estivesse, neste espaço que tanto faz pela magia dos livros.A ti ergo a minha taça eu, a quem tu um dia , chamaste Mana...para sempre.
    Um abraço no coração
    Elsa

    ResponderEliminar
  2. Parabéns papá, pelo aniversário, pelo blog e por este post!

    Gostei e revi-me em alguns pontos...

    Muita alegria e prazer nas palavras!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns. É tão bom estar por aqui.
    Obrigada por me teres acolhido.
    Bj grande

    ResponderEliminar
  4. Papá do blog, a tia do blog está contigo. Em frente e em força. Estamos juntos. Que não nos faltem asas.
    AA

    ResponderEliminar
  5. Sarava!!

    Sarava a ti, Rodrigo, ao teu (nosso) blog. Sarava aos livros e poesia que nos levam sempre a onde queremos!

    beijinhos

    ResponderEliminar