terça-feira, 22 de maio de 2012

Anthony Bourdain em Lisboa... E seus livros

A passagem de Anthony Bourdain em Lisboa, foi um pequeno acontecimento mediático. O programa abre ao som dos Dead Combo - os grandes beneficiados pela exposição que este programa tem, pois conseguiram pôr 3 Discos no Top10 iTunes dos Estados Unidos da América logo após a passagem de No Reservations por Portugal.  Carminho, António Lobo Antunes, Zé Diogo Quintela, Tozé Brito e os chefs Henrique Sá Pessoa, José Avillez e Lubomir Stanisic; completam os restantes convivas desta passagem.


Quanto a livros, Anthony Bourdain tem dois publicados por cá, ambos pela Livros d'Hoje. O primeiro é Cozinha Confidencial e é descrito assim: «Ao fim de vinte anos de "sexo, drogas, mau comportamento e grande cozinha" o chefe e escritor Anthony Bourdain decidiu contar tudo.»




«Pode ser informativo, bem como perversamente engraçado. Bourdain é hilariante quando nos aconselha sobre o que devemos pedir em restaurantes e quando o fazer. Por exemplo, aprendemos que nunca devemos comer peixe às segundas-feiras, evitar o brunch de domingo e nunca pedir qualquer tipo de carne bem-passada. E se algum dia virmos um cartaz que diga «Desconto Sushi», devemos, se formos inteligentes, fugir para o lado oposto o mais rápido que conseguirmos.

Um banquete deliciosamente divertido e encantadoramente chocante de fascinantes e verdadeiros contos da vida no negócio da restauração pela mão do chef Anthony Bourdain.

O livro Cozinha Confidencial é um relato surpreendentemente bem escrito do que é realmente a vida nos «recantos escuros do submundo da restauração». Ao descrever o ambiente de algumas das mais famosas cozinhas do mundo, Bourdain diz tanto mal de si como diz dos outros.»


Quanto ao segundo, saiu em 2011 e é mesmo só de cozinha:

«Antes de espantar o mundo com os campeões de vendas Cozinha Confidencial e A Cook’s Tour, Anthony Bourdain passou anos a servir da melhor comida de cervejaria francesa em Nova Iorque. Com uma atmosfera descontraída e terra a terra, o Les Halles enquadra-se perfeitamente no estilo de Bourdain: é um restaurante onde nos podemos vestir à nossa vontade, falar alto, beber um copo de vinho a mais e passar um bom bocado com os amigos. Agora, Bourdain traz-nos Les Halles, um livro de culinária ímpar: cândido, engraçado, audaz, dotado do encanto e da fanfarronice típicos de Bourdain. Traga uma faca afiada, um grande apetite e vontade de aprender, pois Bourdain vai ensinar-lhe tudo o que precisa de saber para preparar os pratos clássicos dos bistrôs. Enquanto o leitor é orientado, em passos simples, por receitas como vitela assada com batata frita à Les Halles, escargots aux noix e foie gras aux pruneaux, vai sentir-se como se o autor estivesse ao seu lado na cozinha - a atirar-lhe insultos quando deixar queimar o molho, e depois a dar-lhe uma palmada nas costas quando acertar com o bife tártaro. Repleto de fotografias atraentes e com 110 receitas, este livro é receita garantida para os apreciadores de livros de culinária, aspirantes a chefes e admiradores de Bourdain de todos os quadrantes.»

Sem comentários:

Enviar um comentário