domingo, 13 de maio de 2012

Livros que deram filme - Cosmópolis, Don DeLillo




O livro «Cosmópolis» de Don DeLillo (publicado em Portugal pela Relógio D'Água) foi recentemente adaptado ao cinema. Vamos, primeiro ao livro:

"Décimo terceiro romance do escritor italo-americano Don DeLillo, "Cosmópolis" passa-se num único dia (tal como o "Ulisses" de Joyce) de Abril de 2000, antes da subida do iene e da queda dos florescentes mercados financeiros dos anos 90. Eric Packer é um multimilionário que enriqueceu com a bolsa, tem 28 anos, e decide sair da sua rica mansão e tomar a limusine para ir cortar o cabelo, pelo que tem de atravessar Manhattan. Esta travessia (há um grande engarrafamento, está claro) torna-se uma viagem vertical, um autêntico desfile de figuras e acontecimentos bizarros, paisagem da moderna alma ocidental de fim de século."

"Fragmentado [...], perturbador, sarcástico e obscuro q.b., o último romance do escritor italo-americano ficciona alguns dos temas mais prementes da actualidade. Aqueles que o acusam de inverosimilhança andarão distraídos do Mundo."

Ana Cristina Leonardo, Expresso, 24/1/04

"O tempo deste livro são os anos 90 convergindo para um único dia de Abril de 2000, na baixa de Manhattan, entre o East Side e o West Side da rua 47. [...] Ao longo desta lenta odisseia por um corte de cabelo, desfila Nova Iorque [...]. Mas não apenas. Há um violento protesto de antiglobalização em Times Square, com um manifestante a imolar-se pelo fogo. Há um funeral solene de um rapper sufi. Há a derradeira rave tecno. Há centenas de figurantes de um filme deitados na rua, nus."

Alexandra Lucas Coelho, Público Mil Folhas, 10/1/04



«O filme "Cosmopolis", de David Cronenberg, produzido por Paulo Branco, terá antestreia nacional no dia 29 no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde estarão presentes o realizador e os atores Robert Pattinson e Paul Giamatti, anunciou o CCB.»

Paulo Branco propôs ao realizador David Cronenberg a adaptação deste livro ao cinema.

«A história de "Cosmopolis" desenrola-se ao longo de 24 horas em Nova Iorque, é protagonizada pelo multimilionário Eric Packer, de 28 anos, que deambula pela cidade dentro de um carro de luxo.

Para o papel de Eric Packer foi escolhido o ator britânico Robert Pattinson, mais conhecido pela interpretação do vampiro Edward Cullen da saga "Crepúsculo".

Do elenco de "Cosmopolis" fazem ainda parte, entre outros, os franceses Juliette Binoche e Mathieu Amalric e o norte-americano Paul Giamatti

Sem comentários:

Enviar um comentário