sexta-feira, 25 de maio de 2012

In O Mar Por Cima

Num livro de Possidónio Cachapa.

"Era a voz da mulher de Sabino, proprietária recente, da casa em que jazia David e os seus. Tinha por nome Aurora e dela, nada mais se sabia que ter sido a mais velha de seis irmãos homens e a mãe de três filhos rapazes. Nunca se tinha visto noutro sítio que não fosse nos arrabaldes do tanque da roupa, ou agarrada à sertã gigante onde centenas de chicharros se afogavam amiúde, em óleo quente, antes de desaparecerem pela boca da numerosa prole, sempre insatisfeita e esfomeada.



Tinha a voz de um corvo afiado e, desde a primeira hora, David sentiu por ela uma aversão simpática. O corpo era magro, para adensar o mistério de tanta paridela. Corria os filhos a pau, sempre que chovia ou que as vozes deles se elevavam em protesto. Eles riam-se, já matulões e deixavam-se bater, com a displicência de quem está no campo e vê as moscas pousarem-lhe sobre a perna vestida.
- Ó Fernando Manueeeell! – gritava ela enquanto a serradura caí no chão por varrer da oficina, ao som daquela soprano sem futuro."

Sem comentários:

Enviar um comentário