terça-feira, 1 de maio de 2012

Foi o primeiro dia! Finalmente... Dia Internacional do Jazz


O jazz é uma expressão musical que pode «derrubar barreiras e simbolizar a paz e a unidade», defende a UNESCO na proclamação do Dia Internacional do Jazz, que se assinala esta segunda-feira, pela primeira vez. A Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência Cultura decretou 30 de Abril como o Dia Internacional do Jazz por proposta do músico e compositor Herbie Hancock, embaixador da boa vontade da UNESCO.

Na mensagem oficial deste dia, a directora-geral da UNESCO,Irina Bokova, sublinhou que o jazz foi e continua a ser «a força que promove uma transformação social positiva».
«Por ter as suas raízes na escravatura, esta música fez crescer uma voz apaixonada contra todas as formas de opressão. Fala a linguagem da liberdade que é compreendida por todas as culturas. São também estes os objectivos que guiam a UNESCO nos seus esforços de construir pontes dialogantes entre todas as culturas e sociedades», afirmou Irina Bokova.

Pois aqui no blogue não poderia passar em branco e na Feira do Livro de Lisboa também. hoje pelo Parque Eduardo VII várias pequenas perfomances encheram os jardins de músicas. Pelas bancas foram algumas as editoras que escolheram títulos dedicados a esta área.
Destacamos alguns títulos.


Quem procura um livro sintético, mas bem documentado, sobre a evolução do Jazz e dos Blues tem nesta enciclopédia um excelente aliado. Publicado em 2006 pelas Edições Afrontamento, com prefácio de John Scofield, este é um livro cujos conteúdos e respectiva paginação foram pensados de forma a permitir uma leitura fácil, arrumada e cronológica.
É assim que cada década merece um capítulo específico (com uma separação clara entre o que é Jazz e o que é Blues). E como falar de música implica audição, o livro conta com links de internet que remetem para um site onde é possível ouvir. Para melhor perspectivar a evolução do Jazz e dos Blues cada capítulo fornece ainda citações de músicos ou de críticos contemporâneos e caixas informativas sobre os temas de referência de cada época e também das melodias então populares.


Da autoria de José Duarte, a obra é composta por uma primeira parte em torno da história do jazz, organizada cronologicamente segundo os principais movimentos, e pelos principais eventos ligados ao jazz, decorridos entre 1917 e 2009. Informações, biografias e sugestões sobre o mundo do jazz completam o livro «História do Jazz» assinado por um dos nomes maiores da cultura musical, em Portugal.



"Jazz e Literatura", de Miguel Martins, resulta "de um labor de prazer realizado ao longo dos anos, do sabor das minhas leituras: anotar as referências ao género musical da nossa predilecção, o jazz, e pensá-las". E, de facto, o livro apresenta definições, correntes, filosofias do jazz e vem recheado de referências bibliográficas. Fala da importância do jazz na obra de escritores e de poetas e da sua influência nas sociedades, nomeadamente na portuguesa.
A grande música negra na poesia e na ficção contemporâneas e as letras das canções como literatura. De Malcolm Lowry à Beat Generation, de Georges Simenon a António Ferro, passando pela banda desenhada e pelo cinema, diversas perspectivas conformam um novo olhar sobre o jazz.


Sem comentários:

Enviar um comentário