sábado, 5 de maio de 2012

E na Feira uma Viagem a Tralalá



Wladimir Kaminer em Portugal, para nos dar livros e música.
O lançamento de «Viagem a Tralalá», novo título da colecção de Literatura de Viagens de Carlos Vaz Marques, será hoje, sábado, dia 5, na Feira do Livro de Lisboa, pelas 19h.
 
A festa Russendisko acontecerá na Pensão Amor, às 22h.

«O ponto de partida para esta «Viagem a Tralalá» reside num anseio tornado impossibilidade ao longo de gerações. É um livro que nasce atrás da Cortina de Ferro. A proibição de visitar Paris acabaria por mitificar Paris. E sabemos como a realidade, em geral, é implacável em relação aos mitos. Poucos lhe sobrevivem. Talvez por isso mesmo, Kaminer não chega a levar- nos à cidade- luz (a não ser por interposta pessoa): «Em vez de ir a Paris, fomos ao cinema.»
É deste choque entre o mito (alimentado pela impossibilidade) e a realidade (tornada possível pela queda do Muro de Berlim) que nasce o efeito cómico mais poderoso de «Viagem a Tralalá».
Onde raio é Tralalá?, há- de perguntar- se o leitor incauto ao passar os olhos pelo título deste livro. A resposta acabará por chegar a páginas tantas, embora não haja mapa que a confirme.»

 
Carlos Vaz Marques, do Prefácio
Também no Ípsilon, uma crónica de Wladimir Kaminer sobre a sua primeira vez em Lisboa.
 (clique para aumentar)

Sem comentários:

Enviar um comentário