domingo, 6 de maio de 2012

Adeus meus queridos amiguinhos e até à próxima.



CORRECÇÃO: Por lapso de memória e enganado por um post antigo que replicava a noticia como se ela fosse de ontem, acabei por escrever tal qual como se tivesse acabado de acontecer! Decidi não apagar o post e manter a homenagem que não tinha sido feita aqui porque o blogue não existia.
---------------
O meu imaginário e a minha consciência de cinema, particularmente de animação foram marcadas por este senhor. Vasco Granja divulgador de banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, morreu esta madrugada em Cascais. Tinha 83 anos. E eu, gostava de não ter que fazer tantas homenagens obituárias nos próximos tempos!

Vasco Granja ficou conhecido sobretudo como apresentador de televisão, num programa na RTP que durou 16 anos. Parte do sucesso do programa deveu-se ao esforço de Vasco Granja em mostrar a animação que havia para lá das portas do castelo de Walt Disney. Foi desse modo que deu a conhecer personagens como Bugs Bunny e a Pantera Cor-de-Rosa, mas também histórias de bonecos de plasticina, sombras chinesas ou com ursos de peluche animados, a maioria das quais provenientes da então pujante cinematografia de animação do Leste da Europa.

A sua faceta de divulgador foi ainda mais notória na banda desenhada, devendo-se ao seu esforço continuado a publicação de "Corto Maltese", de Hugo Pratt, pela Bertrand. Deixa ainda, como espólio, uma grande colecção de revistas, álbuns e desenhos originais de banda desenhada.

Pelo seu incansável trabalho de divulgação da banda desenhada e do cinema de animação, foi galardoado com o Troféu Zé Pacóvio e Grilinho - Honra, no 7.º Festival Internacional de Banda Desenhada - Amadora, em 1996, tendo antes recebido o Grand Prix Saint Michel Para a Promoção da BD, em 1972. Na XI Monstra – Festival de Animação de Lisboa, que distingue o melhor filme de animação português de 2011, foi entregue pela primeira vez o Prémio SPA/Vasco Granja. O prémio, fruto de uma parceria entre o festival e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), no valor de cinco mil euros, é, de acordo com a organização, um incentivo à produção de cinema de animação em Portugal. Na sua primeira edição foi ganho pela animação "O Sapateiro" de Vasco Sá e David Doutel.

Com o lançamento do livro que lhe foi dedicado pela ASA em 2003, Vasco Granja - Uma vida... 1000 imagens, Vasco Granja transformou-se ele próprio numa personagem de BD, com a homenagem que os mais conceituados autores nacionais lhe fizeram, desenhando cada um uma história em que é o protagonista. Participaram neste volume José Carlos Fernandes, José Garcês, Augusto Trigo, Catherine Labey, José Pires, José Ruy, Pedro Massano, Luís Diferr, João Amaral, Irene Trigo, Carlos Roque, Estrompa, Artur Correia, Rui Lacas, sob argumentos de Jorge Magalhães.

Embora tenha escrito e traduzido inúmeros textos sobre BD e Animação, o único livro editado da sua autoria foi Dziga Vertov (Livros Horizonte, 1982), sobre um célebre documentarista russo.


Dziga Vertov participou intensamente no esforço criativo e informativo proporcionado pela Revolução de Outubro. Tem uma sólida e bem estruturada actividade da montagem de filmes documentários. Nunca desperdiçou um fotograma... Esteve em várias frentes de combate ideológico, esclarecendo o povo acerca dos acontecimentos que davam origem a uma nova Sociedade.

A sua filmografia é vasta e exemplar. Frequentemente incompreendido na sua época, os seus filmes acabaram por se impor, influenciando a cinematografia soviética e numerosos cineastas do mundo inteiro. Desenvolveu o conceito de que o cinema deve recusar sistematicamente a utilização de estúdios e de actores, focando a vida tal como ela é.

O Cinema e a Televisão do nosso tempo deram razão a Vertov.

Este volume contém os traços essenciais da vida de Vertov, refere os seus principais filmes, analisa as implicações que tiveram na época em que surgiram. A bibliografia final é um ponto de partida para o melhor conhecimento de Dziga Vertov.


Como ele próprio diria: "Adeus meus queridos amiguinhos e até à próxima."

Sem comentários:

Enviar um comentário