sexta-feira, 6 de abril de 2012

Livros que deram filme, Pela Estrada fora - Jack Kerouac


Está a chegar aos cinemas o filme baseado no romance de Jack Kerouac (On the Road, tradução portuguesa - Pela Estrada Fora, Relógio D'Água). Dirigido por Walter Salles, o filme conta com Garrett Hedlund, Sam Riley e Kristen Stewart nos principias papeis.

Além do trailer do filme, fiquem com as opiniões sobre o livro e ainda com um desejo escrito por Jack Kerouac:

«Para as adolescentes, ele foi o poeta louco, o primeiro amor que nunca esqueceram, com a sua conversa sobre boleias em comboios de carga e carros, estrada fora. Kerouac criou um herói de estilo moderno em Pela Estrada Fora; inventou a Geração Beat, originou um estilo de viver e um estilo de escrever.»

(The Guardian)

«Energia poética espontânea... celebrativa e desafiadora.»

(Malcolm Bradbury)

«A primeira exploração clara da prosa romântica americana desde Hemingway, cheia de louca comédia sexual, de belas passagens de viagem e de longas evocações líricas da infância da América e memórias de adolescência.»

Richard Holmes, The Times - Londres)


«Quero uma vida inteira a escrever sobre o que vi com os meus próprios olhos, contando tudo com as minhas próprias palavras, de acordo com o estilo que escolher, tenha vinte e um, trinta, quarenta, ou em qualquer idade ainda mais avançada e juntando tudo, como um registro de história contemporânea, para que no futuro, seja possível ver o que realmente aconteceu e o que as pessoas realmente pensavam.»

(Jack Kerouac, a seu pai Leo)

1 comentário:

  1. Grande Livro, sem duvida...Adorei! Pena que o mesmo não se possa dizer do filme, que afinal de contas, acabou por não estrear em Portugal, mesmo depois de andarem a anunciar a estreia para 31 de Maio!

    ResponderEliminar