sexta-feira, 27 de abril de 2012

Donos de Portugal, o livro que deu documentário

 
O livro "Donos de Portugal" que tem como autores vários elementos do Bloco de Esquerda, como Francisco Louçã, Jorge Costa e Fernando Rosas entre outros continua agora o seu percurso mas em forma de documentário. Depois de ser um sucesso nas livrarias e ter esgotado duas edições em quase dois meses, continua a ser um sucesso de vendas e com dois anos de existência vai já na sua sétima edição. 

Este livro apresenta os donos de Portugal e faz a história política da acumulação de capital ao longo dos anos que vão de 1910 a 2010. Descobre-se a fortuna nascida da protecção: pelas pautas alfandegárias contra a concorrência, pela ditadura contra as classes populares, pela liberalização contra a democracia na economia. Esta burguesia é uma teia de relações próximas: os Champalimaud, Mello, Ulrich, entre outros, unem-se numa mesma família. Os principais interesses económicos conjugam-se na finança. Esta burguesia é estatista e autoritária: o seu mercado é o Estado e depende por isso da promiscuidade entre política e negócios. 

 "Os Donos de Portugal" retrata também um fracasso monumental: o de uma oligarquia financeira incapaz de se modernizar com democracia, beneficiária do atraso, atraída pela especulação e pelas rendas do Estado e que se afasta da produção e da modernização. Ameaçada pelo 25 de Abril, esta oligarquia restabeleceu-se através de um gigantesco processo de concentração de capital organizado pelas privatizações. Os escândalos do BCP, do BPN e do BPP revelaram as faces da ganância. Este livro demonstra como os donos de Portugal se instalam sobre o privilégio e favorecimento. 

Em tempo de Feira que continua a não ser uma maravilha em vendas, muito também por causa das condições atmosféricas, este livro tem sido dos mais procurados e comprados. Na noite de 24 para 25 de Abril, o documentário fez parte da programação de documentários passados na RTP2. Agora está online no site dedicado aos "Donos de Portugal" .

Pode vê-lo também aqui:

   

Um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a protecção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza. Produzido para a RTP 2 no âmbito do Instituto de História Contemporânea, o filme tem montagem de Edgar Feldman e locução de Fernando Alves. 
Também no Facebook em: facebook.com/donosdeportugal 


Sem comentários:

Enviar um comentário