quinta-feira, 22 de março de 2012

CARTAS DAS OUTRAS |Julieta & Don Juan|

|Esta rubrica será escrita por mim e ilustrada por Inês Portugal, serão cartas entre anónimos, personagens, entre quem escreve e quem lê, e/ou entre coisas. Poderão ser cartas de amor mas serão sempre cartas das outras.|

Cartas das Outras

(Carta de Julieta ao Don Juan, afinal eram amantes)


Verona, 2012

Querido Don Juan,

Porque não sais dos meus pensamentos ousados?!

Continuo numa angústia por não saber de ti, desde que te atiraste da minha varanda. Romeu de nada desconfiou. Foi por pouco. Nesse anoitecer senti-me vermelha sangue e a culpa assombrou-me. Mas não mais do que a vontade incomensurável de te rever...

Apesar disso, sei bem que não trocarei o certo pelo incerto, como Neruda me aconselhou. Terás que me provar a tua lealdade, já que os rumores das tuas inúmeras seduções correm céleres e torturam os meus doces tímpanos. Bem ao contrário, Romeu continua a ser o amor confortável e seguro que sempre foi (o único problema dele é pertencer àquela insuportável família dos Montéquio...).

Espero, pois, que não me desiludas e me encontres em breve. Como não é aconselhável que venhas a Verona nos tempos mais próximos, pensei em dar eu uma escapadela até Espanha. Mas como a vida não está fácil andei a pesquisar os melhores preços dos voos low cost para poder ver-te tão breve quanto possível. Terás que me encontrar em Madrid ou Barcelona, talvez no próximo mês. Voar para Sevilha está fora de hipótese pois é uma rota caríssima. Dir-te-ei, em breve, o dia e hora da viagem. E para te animar nesta espera envio-te uma garrafa de limoncello para não esqueceres o sabor da minha boca (espero que não se parta no transporte já que não poupei nos custos). Este é um dos melhores licores de limão de toda a Itália como poderás testemunhar.

Fico a contar os minutos, as horas e os dias para te rever.

Tua Ju


Minha Doce Ju,

Que bom foi receber a tua carta e, mais ainda, o limoncello que, reconheço, era de grande qualidade…

Custa-me perceber que os teus doces tímpanos têm sido sensíveis às intrigas que fazem sobre mim. Não lhes dês ouvidos. A verdade é que estou rendido ao teu corpo, à tua beleza, ao teu amor e ao teu sabor. Posso assegurar-te que estou definitivamente separado de Inês. A sua anunciada gravidez não passava de mais uma das suas fantasias... Mas não mais me apoquentará, agora que caiu nos braços de um príncipe português de nome Pedro. Dizem-me até que já está de casamento marcado e que a boda vai acontecer numa tal Quinta das Lágrimas, lá para Coimbra.

Agora está na hora de tu mesma enviares o banana do tal Romeu para a casinha dos pais, já que não passa de um menino mimado.

Espero que sejas célere a marcar a viagem e não deixes de trazer mais limoncello que o outro era bom mas... acabou-se. Prefiro ver-te em Barcelona. Podemos ficar em casa de Gaudi, um velho amigo que ficará muito contente em receber-nos. E sempre podemos dar um salto à praia para um mergulho...

Até breve

Beijo
D. J.

(ilustração: técnica é grafite; O D. Juan aparece sob a forma de uma hera que envolve a Julieta e lhe oferece uma maça/pecado, ah e a cabeça dela anda sempre a voar)

6 comentários:

  1. Brilhante, como sempre...Desde da implícita traição da "linda Inês posta em sossego", ao Neruda desentendido, está perfeito com a ilustração da outra linda Inês...Boa miúda!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito vou continuar a ler!!!!(((:

    ResponderEliminar