sexta-feira, 16 de março de 2012

A anatomia das fontes



A exploração dos tipos de letras, e sua divisão em "famílias" ou grupos genéricos, é o cerne deste estudo abrangente. Alexander Lawson, que ensinou tipografia durante trinta anos no Instituto de Tecnologia de Rochester, explora o vasto território de fontes - o seu desenvolvimento e usos, os seus antecedentes e filhos - com precisão, discernimento e clareza. Este livro é a primeira obra-prima do género desde que Daniel Berkeley Updike publicou o magnifico "Printing Types" em 1922. A data da primeira publicação de "Anatomy of a Typeface" é de 1990, sendo que já vai numa terceira edição de 2002. Não tenho conhecimento que esteja traduzido para português.Do autor deste livro - Alexander S. Lawson - há um blogue/site com mais infos sobre o mesmo, sobre o seu trabalho e sobre o tema que pode ser visitado através daqui.




A fonte é essencial. A fonte comunica e faz os projectos, livros, revistas, publicações, cartazes falarem. O fundamental é conhecer a anatomia das formas das letras. Isto é tremendamente valioso quando se comunica com outros designers, paginadores e até mesmo com o leitor. Tentar caçar esse tipo de letra perfeita para cumprir o objectivo de comunicação. Ao conhecer os pedaços de cada fonte é mais fácil entender por que é que uma parece ser boa e outra má, mais adequada ou menos adequada.

Aqui está uma lista de definições das partes mais importantes formas de letras:

Base: onde todas as letras se assentam. Este é o eixo mais estável ao longo de uma linha de texto, e é uma vantagem crucial para o alinhamento com as imagens de texto ou com outro texto. As curvas na parte inferior de cartas, tais como o pendurar ou ligeiramente abaixo da linha de base. Vírgulas e ponto e vírgula também cruzam a linha de base.

Altura-X: a altura do corpo principal da letra minúscula (ou a altura de um x minúsculo), excluindo os seus ascendentes e descendentes

Altura Maiúscula: a distância entre a linha de base para o topo da letra maiúscula. A altura limite de uma fonte determina o seu tamanho de ponto.

Ascendente: A parte de algumas letras minúsculas (como b, h ou d) que sobe acima do que a altura-x

Descendente: A parte de algumas letras minúsculas (como y, p ou q), que desce abaixo da linha de base. Em algumas fontes, até mesmo letras maiúsculas como J ou Q pode descer abaixo da linha de base

Serifa: Pequenos, derrames acabamento nos braços, caules e caudas de fontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário