sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

a-ver-livros: À volta de Botero

É provável que conheça Botero, ou que, pelo menos, dele já tenha ouvido falar. Se não for o caso, aviso já que hoje não estou virada para biografias - e se a deste artista colombiano, quase a fazer 80 anos, tinha por onde explorar! Estou virada apenas para contemplação. Um pouco ao jeito das figuras de volumetria exagerada por que é famoso, como que paradas no tempo a olhar apenas para dentro de si mesmas. Mesmo quando acompanhadas. Mesmo quando de livro na mão, como as representou uma vez e outra.

É para esses quadros que olho. É neles que me perco. Não em detalhes circunstanciais como o facto de, na adolescência, o pequeno Fernando ter chegado a andar dois anos numa escola para ‘matadores’ – mas era melhor no atelier com papel e pincel do que na arena com espada e capote.

Foi por essa altura da sua vida que se cruzou com um livro que lhe alterou o rumo. Teria uns quinze anos e abriu um livro de arte moderna. “Nem sabia que essa coisa chamada arte existia”, afirmou de memória. Muito mais tarde, já este mês, numa outra entrevista, diria: "O mais triste de morrer é não poder pintar. Parece que não nos deixam pintar lá em cima".

Enquanto não chega 'lá acima', lá para onde quer que ele acredite ir quando a morte o levar, Botero continua a inaugurar exposições por aí. Nesta altura está com uma individual no Centro Cultural Erico Veríssimo, em Porto Alegre, no Brasil. A seguir vem outra no Palacio de Belas Artes da Cidade do México. E a 19 de Abril, dia de aniversário, estará em Itália, para ser alvo de uma grande homenagem em Petrasanta, na Toscana, onde mantém uma residência.

Isto tudo se o vento dos tempos não arrancar páginas ao livro que ainda tenciona viver. Sobre livros, além daquela menção ao que lhe abriu os olhos para o mundo da arte, não encontrei outra referência. Mas encontrei uma frase bem interessante: "Nos meus quadros há coisas improváveis, não impossíveis". Vai ter que servir para encerrar este texto. Afinal, o interessante é mesmo contemplar as telas com livros dentro, não é?

P.S.: Caso queiram assistir a um video de Dezembro último sobre a arte de Botero com uma pequena entrevista ao próprio, encontram-no neste link.

http://www.castyourart.com/en/2011/10/19/fernando-botero-kunstforum-vienna/




Sem comentários:

Enviar um comentário