quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Rubem Fonseca conquista o Prémio Correntes d'Escritas

Ana Paula Tavares, Patrícia Reis, Pedro Mexia, José António Gomes e Fernando Pinto do Amaral foram os júris do Prémio Correntes d'Escritas e decidiram atribui-lo a Rubem Fonseca pelo livro Bufo & Spallanzani.

Para quem nunca leu a obra, fica a sinopse:

«Quando chegou ao local do encontro, Guedes já sabia que Delfina não estava a dormir, como chegaram a supor as pessoas que a encontraram, devido à tranquilidade do seu rosto e à postura confortável do corpo no assento do carro. Guedes, porém, havia tomado conhecimento, ainda na delegacia, do ferimento letal oculto pela blusa de seda que Delfina vestia.»

Edição Sextante, 2011.


Aqui fica o comunicado do Júri:

"No dia 22 de Fevereiro de 2012, reunidos na sala Estela do Hotel Axis Vermar, na cidade da Póvoa de Varzim, o júri decidiu que o Prémio Literário Casino da Póvoa atribuído no âmbito da 13.ª edição do Encontro literário Correntes d'Escritas é entregue a Rubem Fonseca com o livro Bufo & Spallanzani.

Este júri atribui o Prémio a Rubem Fonseca pelo seu livro Bufo & Spallanzani, edição da Sextante, por ser uma obra reveladora da diversidade do humano, mostrando uma compreensão alargada das situações e problemas sociais.


Ao mesmo tempo, descobre-se na leitura deste livro um meta-discurso elaborado sobre a arte do romance.

Sublinhe-se também o rigor da escrita, bem como a qualidade da arquitectura romanesca.

Este livro desenvolve-se num ritmo narrativo muito sedutor na abordagem dos tipos humanos e no uso de uma linguagem coloquial."

Sem comentários:

Enviar um comentário