quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quando se vai à luta...

Como se começa um texto de agradecimento?

- Exaltando à glória?
- Cumprimentando os vencidos?
- Sendo excessivamente modesto ou demasiado convencido?
- Falando em nome de quantos?
- Quais as emoções mais importantes?


Sou inexperiente na arte de "agradecer" a um público vasto. Nunca tive que o fazer em nome de um projecto... Mas aqui estou, três dias depois de saber que o blogue que fiz nascer ganhou um concurso numa categoria à qual concorreu (porque foi inscrito por um amigo meu).



A alegria por tal feito não se explica ou escreve. É um sentimento. Difícil de medir com uma balança, regra e esquadro ou um termómetro. Não se pesa. Não se quantifica. Não se mede. É uma emoção única. No meu caso, vivida pela primeira vez.

Quando falo nesta conquista, sei que não é só minha. É de um grupo. Em todos os dias do concurso trocámos ideias, combinámos textos a publicar... E lá saltava mais uma surpresa! Um vídeo no youtube, uma foto de campanha, um texto a apelar a mais um voto...


Foi este o segredo da vitória? Não sei. Nunca saberei. Só falo do concreto. O Clube de Leitores venceu a categoria Livros / Literatura / Poesia com 933 votos, representando um universo de 37.19% de preferências entre os cinco finalistas. Venceu com 170 votos de diferença para o segundo classificado: A livreira anarquista.

Foi uma competição renhida. Começámos atrás. Estivemos em segundo, a mais de 50 votos. Mas a quarta feira e a quinta viraram o jogo. A partir daí, nunca mais nos conseguiram parar. Toda a estratégia, todo o material criado, todas as pessoas contactadas começaram a perceber a importância que este concurso ganhava nas vidas de quem agarrou e vestiu a camisola pelo blogue.

Houve imensas dúvidas... Como se votava? Se se podia votar mais do que uma vez? Todos os dias? Houve imensa gente que não percebeu que isto teve duas fases... Informação e contra-informação.


No meio de tanta coisa, fomos fazendo o que podíamos para passar a mensagem. Na primeira fase deixámos para trás verdadeiros "monstros" dos blogues de literatura em Portugal. Estou a lembrar-me do Bibliotecário de Babel ou do Blogtailors. Acho que pouco importa se fizeram ou não campanha, se souberam ou não do concurso e que importância lhe deram. O certo é que partiram nas mesmas condições que nós. Portanto, se não foram à final é porque não estiveram atentos ou não lhe deram crédito.

Falando na final... sabíamos que o blogue da Livreira Anarquista era o principal rival. Porque é conhecido no meio, porque é humorístico, tem um ar vintage / pin-up apelativo. Conheço este blogue, sou amigo no facebook da livreira e acho que ela faz um excelente trabalho. Reconhecido, inclusive pelos meios de comunicação social (como, por exemplo, nesta entrevista ao jornal Público).

Portanto, a nossa vitória é ainda mais especial. Tem mais razões para ser celebrada. Independentemente do prémio não ser dinheiro ou qualquer patrocínio. Porque o verdadeiro prémio foi conseguirmos trabalhar em equipa, fazermos chegar a palavra, acreditar que era possível... E dar a conhecer este espaço que nos une.


Na semana de votações quebrámos todos os recordes de audiência. Tivemos 800 visitas num só dia, passámos de 163 seguidores para 195. O grupo livros no facebook (motor do blogue nesta rede social) passou de 3143 para 3166 pessoas. Terminámos o mês com 9826 visitas, máximo absoluto.

Querem maior vitória que esta?

Não posso deixar de partilhar convosco alguns momentos... As estratégias da Ana Almeida. As montagens do Pedro Ferreira. Os textos doces da Raquel Serejo Martins. O texto épico da Constança Barras Romana (Com o Sonho nas Mãos!). A Carla Valério e o seu regresso à escrita activa no blogue. O Bruno Malheiro que se viu aqui caído, mas que usou o seu mural, criou um evento a apelar ao voto, falou de nós no seu blogue. À Cristina Correia, Elsa Martins Esteves e Ubik: incansáveis na hora de partilhar, deixar comentário, pedir mais um voto (mensageiros da palavra). A todos os que aqui refiro pelas conversas horas a fio, por vezes até de madrugada... Uma semana de sonho! Muito obrigado.


Valeu a pena!

Como "Pai" deste projecto, recebi apoio de amigos. Desde pessoas que encaminharam mensagens pelos seus mails pessoais. Amigos que partilharam no mural do facebook esta votação. Mensagens recebidas por telemóvel. Telefonema de uma Tia que não sabia como votar e que ajudei a chegar lá... Muitos primos, tios, as minhas irmãs. Alguns anónimos, um blogue que torceu por nós! Muitas mensagens de força, carinho. Muita força unida neste objectivo. Tanta e tanta gente!

Alguns não perceberam que estávamos a concurso noutra categoria: Autor / blogger do ano. Aí conquistamos um honroso 4.º lugar (tendo em conta que passámos duas fases e os adversários eram muito fortes). Nesta categoria contamos com 456 votos, um número muito estimulante.

O Pedro Ferreira fez cartazes, fez um vídeo para o youtube. Todos partilhámos um discurso de vitória... Atirámos os foguetes ao ar! Celebrámos até cair!



Agora chega o momento de corresponder. De estar à altura deste reconhecimento. De estar preparado para chegar ainda mais longe. Convidando mais gente a unir-se ao nosso projecto. Dando a conhecer livros que lemos, textos que encontramos, divulgando o que vai sair, animações que são feitas, pinturas que ilustram a leitura... Tanta e tanta matéria que nunca se esgotará.

"O nosso propósito é aproximar as pessoas pelas letras." Fizemos acontecer! Ganhamos e merecemos a vitória e os parabéns! A partir daqui... esperar sempre o melhor.

Em nome de todos os que se envolveram, muito obrigado. Ao blogue AVENTAR, parabéns pela iniciativa.

E a todos... Parece que estamos juntos para mais e mais conquistas!

P'lo Clube de Leitores,
Rodrigo Ferrão

1 comentário: