quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Notícias à Quinta

Inicia-se hoje a rubrica Notícias à Quinta. Aqui daremos destaque a lançamento de livros, notícias do mundo literário, editoras, livrarias, autores e até jardins, tertúlias e cafés com letras.

Hoje o espaço vai para a Editora Guerra & Paz*!

Amanhã, dia 17 de Fevereiro esta Editora lança o livro de Delmore Schwartz Nos Sonhos Começam as responsabilidades e outras histórias.
Delmore Schwartz nasceu a 1913. Poeta e ficcionista foi o maior expoente literário da sua geração. Em 1935 escreveu «Nos Sonhos Começam as Responsabilidades e outras histórias». Uma obra-prima de literatura norte-americana do século XX, pela primeira vez  traduzida em português cujo prefácio é de Lou Reed. Em Nos Sonhos Começam as Responsabilidades e outras histórias um jovem, cujo nome nunca saberemos, assiste à projecção de um filme mudo num velho cinema de Nova Iorque. Para seu espanto as imagens que desfilam à sua frente são as do romance dos próprios pais. Um livro que é uma ode nostálgica à cidade que nunca dorme. A mais bela, alucinatória e comovente que alguma vez terá sido escrita. 


Além deste livro, no mês passado saiu a tradução de Soljas escrito pelo jornalista de investigação e editor do Sunday Mirror  Graham Johnson.
Depois de três anos infiltrado no submundo dos ganges, Johnson escreve este livro, em que a ficção revela toda a verdade. Um relato chocante sem pudor no vocabulário.
Em Soljas, as armas são tão comuns nas mãos dos adolescentes como os telemóveis. Do crescente crime organizado à distorcida cultura de celebridades, aqui está retratado um mundo em queda livre. Uma narrativa explosiva, com uma linguagem sem pudor. E se este retrato já estiver às portas das cidades portuguesas?


Da colecção prestigio da Guerra & Paz saiu, também no final de Janeiro, Correspondência 1943 – 1959, o livro que revela, pela primeira vez, as cartas que foram trocadas entre dois nomes incontornáveis do século XX: o poeta Jorge de Sena e o filósofo Delfim Santos. O volume conta com uma apresentação de Mécia de Sena e um estudo rigoroso e sistemático de Delfim Santos.

A amizade entre o poeta e o filósofo nasceu nas tertúlias e nos cafés literários de Lisboa, sobre os quais as cartas contêm oportunas referências - quer a estabelecimentos, quer a grupos constituídos, como o de Carlos Queiroz ou de José Marinho e Álvaro Ribeiro, por exemplo. Um retrato do ambiente cultural do pós-guerra e dos anos 50 em Portugal.


Fica a sugestão! Aguardem uma viagem aprofundada a alguns destes títulos!

*A informação detalhada: Cortesia de Catarina Rodrigues, Guerra & Paz Editora




Sem comentários:

Enviar um comentário