quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Livros que deram filme: A Invenção de Hugo Cabret

A Invenção de Hugo Cabret
de
Brian Selznick
Paris, anos 30.

Após a morte de seu pai que era relojoeiro, Hugo Cabret vive clandestinamente numa estação de comboios, em Paris, com o seu tio alcoólico, que lhe ensina a roubar e a tratar dos relógios.

Esgueirando-se por passagens secretas, o menino cuida do funcionamento dos gigantescos relógios do lugar. Ele precisa de se manter invisível porque guarda um incrível segredo. Descoberto pelo severo dono da loja de brinquedos e por sua curiosa afilhada, todos os seus planos entram em perigo...




Tem sempre os seus bolsos cheios de dezenas de peças de metal que retira dos brinquedos que rouba na loja e um pequeno caderno de capa gasta, cheio de esquemas, desenhos e estranhas invenções — uma delas é uma máquina de aparência humana que o menino esconde num dos locais secretos da estação! À noite, Cabret tenta reconstruir o misterioso autómato, na esperança de revelar a mensagem guardada entre seus mecanismos.
No entanto, não sabe por quanto tempo conseguirá manter seus planos...

O autor, Brian Selznick, compôs a história com textos e ilustrações que desenvolvem a história como num story-board de cinema. A interacção entre realidade e ficção é outro dos pontos fortes do livro, pois a obra recria uma época chave da história da humanidade: a industrialização europeia, o auge dos caminhos-de-ferro, os mecanismos (aplicados às artes, à magia, à relojoaria) e o surgimento do cinema.

Apesar da obra ter sido apresentada ao público como uma “graphic novel”, ou uma mistura bem sucedida de romance com story-board e picture book, não é fácil catalogá-la, pois as imagens não são meras ilustrações, visto que as suas sequências assumem um carácter narrativo independente do texto apresentado.

Quanto à sua adaptação para cinema A Invenção de Hugo Cabret fica entregue ao realizador Martin Scorsese.




O filme foi apresentado no Festival de Nova Iorque e estreia hoje em Portugal (16 de Fevereiro) apesar de ter sido apresentado em ante-estreia no dia 9 em Guimarães, no âmbito da Capital Europeia da Cultura.

As aventuras do Hugo podem ser vistas em 3D e são inspiradas no livro de Brian Selznick.

O filme A Invenção do Hugo está nomeado para 11 Óscares incluindo melhor realizador e filme. A cerimónia da entrega das estatuetas douradas está agendada para o próximo dia 26 de Fevereiro, nos Estados Unidos.

1 comentário:

  1. Este livro acabou de ser selecionado, pela BM de Ílhavo, para a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Desconheço-o e vou ter de o ler, passando à frente de todos que estão em lista de espera. Vou partilhar este post no meu blogue para orientação dos alunos que vão participar.

    ResponderEliminar