terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Just My Type - os nossos tipos, tipografias e desenhos afins


A tipografia é de certeza uma das partes mais importantes da nossa vida. Desde a publicidade, às mais diversas formas de comunicação informativa ou lúdica até à nossa comunicação mais pessoal, colectiva ou profissional, as letras e os seus tipos diferentes estão sempre presentes. A paixão do Steve Jobs pela tipografia levou a que incluísse nos seus softwares essa diversidade de tipos que em consequência levou à massificação da sua utilização, primeiro em utilizadores Mac/Apple e mais tarde em outros sistemas operativos.

Dessa paixão nasce esta nova rubrica no blogue que tratará não só de temas relacionados com a tipografia e fontes mas também com o design/ desenho de capas, formatos e miolos de livros. Na verdade vamos tentar fazer da paixão pelos livros e pela leitura o que a anatomia faz pela medicina, uma viagem às mais profundas partes dos seus corpos.

Começamos com o livro "Just My Type", de Simon Garfield. Um livro de histórias sobre as fontes, onde se examina como a Helvetica e a Comic Sans foram tomando um grande lugar no mundo. Explica porque ainda estamos influenciados por opções de tipos feitas  há mais de 500 anos atrás. O livro é sobre esse momento crucial em que as fontes deixaram o mundo da Letraset, das gavetas do armários tipográficos e foram carregados para computadores e se tornaram em algo que todos temos um entendimento mínimo e que em muitos dos casos até opinamos. Além de tudo isso, o livro revela quais podem ser as fontes melhores e piores do mundo - e o que a sua escolha sobre você ou quem as utiliza.

A escolha recai sobre este livro para começar exactamente porque o autor, Simon Garfield, não é um desenhador gráfico, tipógrafo ou alguém da área profissional. Jornalista, essencialmente de reportagem trabalha os autores de fontes e tipografos em tom de entrevista com o seu trabalho. Não esperem um estudo avançado de tipografia, mas um bom relato com humor e muito boa visão sobre o tema numa leitura não muito pesada ou técnica.

Que eu tenha conhecimento não se encontra traduzido em português mas a versão inglesa (original) está disponível em vários sites de venda de livros (nacionais e internacionais). Editado pela Profile Books Ltd pode ser encontrado em edição Paperback ou Capa Dura, o preço ronda os €12.

Sem comentários:

Enviar um comentário