segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

a-ver-livros: Olhar com olhos de ver

A parte de que mais gosto neste quadro, digo-o já assim de chofre, é a parte que não se vê. A parte que apenas se descobre quando se faz perguntas, quando se quer saber. Quando se questiona quem pintou. Quem está na tela. Onde é. Que faz ali.

Provavelmente é a minha formação de jornalista e a minha sede de saltar para dentro de um bom enredo que assim me empurram a ver/ler. Se for uma espécie de defeito que tenha ao menos a virtude de me proporcionar histórias como a que hoje partilho aqui.

J. Theodore Johnson, o pintor que assina este “Interior in Chicago”, ficou conhecido pelos murais de representação histórica que pintou nos correios de Oak Park, precisamente em Chicago, lá pelos finais dos anos 30. Foi aluno de Artes, foi professor de Artes. Nasceu em 1902, morreu em 1963. Mal aparece nos canhenhos das artes internacionais, menos ainda na internet. E pronto.

Ela? Ela está sentada num quarto de um hotel, já sabemos que em Chicago, livro nas mãos. Quase se sente o calor que emana do aquecedor junto à janela, em laranjas, amarelos e castanhos reconfortantes, contrastando com o frio que se adivinha do outro lado da janela sobre a cidade dos mafiosos. O casaco de peles, atirado ali perto, também parece quentinho.

Aprofunda-se a pesquisa. A mulher é Barbara Salmon Johnson, mulher do pintor. Escava-se mais um pouco. Tinham acabado de casar-se em Nova Iorque, corria Dezembro de 1931, e o casal chegara a Chicago para a inauguração de uma exposição dele.

E agora este quadro conta uma história. Encontra-se sensualidade no vermelho dos lábios, o mesmo da capa do livro que lê. E tudo fala de amor quando se percebe que é ainda uma lua-de-mel que está ali retratada. Ele, abençoado, foi mais um daqueles homens fascinantes que sabem amar mulheres que amam ler.



"Escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o simples coração de uma criança"
Ernest Hemingway

Sem comentários:

Enviar um comentário