sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A um dia de fechar a primeira volta... desde já obrigado!


Quando um amigo sugeriu este blogue para duas categorias numa eleição do que melhor se faz em Portugal e anunciou-me pessoalmente que íamos à luta; nem queria acreditar.

Primeiro, olhei para a categoria de Livros/Literatura/Poesia e vi lá nomes sonantes. Alguns com anos de serviço e uma verdadeira referência. Outros são grandes fenómenos de popularidade. Clube de Leitores à mistura... Pensei para mim: "era bom levarmos isto a sério e fazer passar a palavra".

Depois, fui ver a outra categoria - Autor/Blogger do ano: Rodrigo Ferrão. Estive a estudar alguns casos. Por momentos achei que não ia ter hipóteses. Vi os blogues dos concorrentes, vi por quantas pessoas eram acompanhados, a publicidade que estavam a fazer ao evento...


Sem medos comecei a falar com a equipa de colaboradores deste blogue. Fomos combinando estratégias, trocando ideias... "Fazer uma pequena campanha, sem massacrar as pessoas até ao exaustão", acabou por ser o lema.

Na verdade, já sabemos como são as votações destas coisas da internet: pouca gente vota. Muitos deixam para amanhã. Alguns nem lêem, passam à frente. Outros sabem que qualquer coisa se passou, mas se lhes perguntarmos o quê, nem sabem responder!

Mas, imbuídos de grande espírito, lá fomos passando a mensagem. Criamos um evento onde convidamos mais de 5 mil pessoas. Fomos publicando no grupo "livros no facebook", nos nossos murais, enviamos e-mails, mensagens... Todos os meios legítimos serviram!

E foi óptimo. Porque o objectivo era trazer mais gente a este blogue e isso foi plenamente alcançado. Nesta semana as estatísticas andaram sempre lá em cima. A alegria de participar neste projecto levou os colaboradores a publicar mais, a partilhar mais, a assumirem com orgulho que fazem parte deste projecto. Gritou-se bem alto: "Clube de Leitores!"


Falta um dia para acabar a primeira fase do concurso que o blogue AVENTAR organizou. Há dez dias não imaginava estar entre os 5 primeiros em ambas as categorias - só assim passamos a uma finalíssima. Neste momento, estamos muito próximos de o conseguir.

É um feito extraordinário para este grupo: mesmo que não se confirme a vitória final, chegar até aqui foi importantíssimo para divulgar o que fazemos e quem somos. Elevamos o bom nome do livro, da literatura, demos mais força às palavras...

Portanto, a um dia de fechar a primeira volta... desde já obrigado! E, claro está, o último convite para votarem nestas categorias:

- Autor/Blogger do ano: Rodrigo Ferrão

- Livros/Literatura/Poesia: Clube de Leitores

Obrigado a todos!

(Um especial à Ana Almeida e ao Pedro Ferreira pelo amor posto nestas imagens e pelas ideias para a campanha. Obrigado ao Bruno, Constança, Raquel, Cristina, Ubik, Elsa e Carla por terem partilhado na máxima força. A todos, por acreditarem!)

Sem comentários:

Enviar um comentário