terça-feira, 31 de janeiro de 2012

in Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios


"Lavínia correu o dedo pela lombada dos livros. Deteve-o no Tratado sobre a tristeza; chegou apuxar o volume mas não se aventurou a abri-lo. Fotografei o autor numa das suas viagens ao Brasil, um psicanalista italiano. Grande beberrão. Entendia tudo de tristeza, mas não era triste. Ao contrário: tinha motivos de sobra para viver alegre. Viajava acompanhado de uma ninfeta, um pequeno terremoto de pele sardenta e cabelo avermelhado. Cheguei a achar que era sua filha, até ver os dois se beijando com furor."


Fui procurar o livro... o Livro dentro do Livro... pareceu-me de utilidade um tal tratado...

... fui procurar, que é como quem diz, fui googlar...
E encontrei um psicanalista italiano a versar sobre a tristeza, Contardo Caligaris, nascido em Milão (1948), radicado no Brasil, colunista da Folha de S. Paulo desde 1999, em que, basicamente como crítico cultural analisa filmes, livros, peças de teatro e outras formas de expressão culturais sob teorias da psicanálise, linguagem, filosofia, etc., passando em contraponto por assuntos, digamos mais clássicos, como relações, adolescência (um clássico), guerra, dia-a-dia, e autor de vários livros...Hipótese sobre o fantasma, Crónicas do individualismo quotidiano... mas, aparentemente de nenhum tratado...

Se entretanto encontrarem o livro ou o autor... digam-me coisas!


1 comentário:

  1. O "Tratado Sobre a Tristeza" está em curso e o seu autor é o povo português.

    Dito isto, não é dado adquirido que os romancistas tenham de ser verdadeiros; acho, até,que, quase por definição, têm tendência para ficcionar, sendo que, quanto mais ficcionam, por paradoxal que pareça mais se aproximam da realidade.

    Em todo o caso, o "aperitivo" do filme, que no livro se apoia, é, altamente, estimulante!

    ResponderEliminar