segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

a-ver-livros: Isto anda tudo ligado

Abrir um livro. Uma porta. Entrar lá para dentro com os dois pés. E a vida estar lá, toda feita de mais livros, toda feita de madeira. É possível, ali para os lados de Tambre d’Alpago, zona montanhosa de Itália.

Criou-a o escultor veneziano Livio de Marchi, arrancou-a de dentro da sua imaginação de menino com as suas mãos de carpinteiro prodigioso, talhou-a peça a peça – das pregas de uma toalha de mesa às roupas no armário e às centenas de livros, tudo em tamanho real – aceitando com delicadeza cada veio, cada nó, oferecendo-lhe a perfeição do detalhe.

Esta primeira Casa di Libri, casa dos livros, nasceu em 1990, dedicada a todas as crianças que viveram naquelas montanhas as suas infâncias, ou, como Livio, as suas férias de Verão. Construiu outra em 93 para um coleccionador privado. E outra no ano seguinte, no Japão. Consta que sonha construir dez ao todo, pelo mundo. Mas quase não dá entrevistas. O carpinteiro escultor – que já andou pelo mármore, pelo bronze e pelo vidro, mas ama a madeira e os livros – prefere mostrar obra que falar dela.

“Era uma vez uma pequena casinha no meio de uma floresta construída por um mágico brincalhão que amava livros e transformava tudo em madeira”. Nas mãos do divertido Livio, sempre de chapéu e bigodinho à Dali, a madeira ganha vida e respira humor. São dele também as grandes construções flutuantes com que adora desfilar nos canais de Veneza, para deleite dos turistas. Como o mais especial carro da cidade aquática, um Ferrari F50 em pinho. http://www.youtube.com/watch?v=Q8LdCyUtqcI

Um homem que ama livros e ama madeira. Bem, na verdade os livros são feitos de papel. E o papel é feito de árvores. Já mencionei alguma vez que isto anda tudo ligado?

http://www.liviodemarchi.com/

2 comentários: