quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Eu escolhi "O Deus das Pequenas Coisas" - Livro do mês de Dezembro


Há livros que, sem sequer serem abertos, têm charme. E a capa não conta para o apreciarmos.
Para começar, acho que os livros escritos noutras épocas ganham pontos de charme relativamente aos nossos contemporâneos: a Anna Karenina, o Macbeth, a família da Maia ou o Dorian Gray ultrapassaram as provações das modas e o risco do esquecimento. O seu charme provém da estética, da beleza universal e da imortalidade – e esta, apenas fora das narrativas, pois claro.
Mas há outros elementos a considerar, se fizermos um ranking de livros charmosos, e são esses que vão contar para a escolha do livro do mês de Dezembro. Falo d’”O Deus das Pequenas Coisas”, de Arundhati Roy. Que vibrações emite?
 Primeiro o nome da autora é, no mínimo, exótico - pergunto-me até se alguém chega ao pé do Rodrigo e consegue pedir, sem balbuciar, “o livro da Arundhati Roy”. E aquilo que é um critério aparentemente ridículo move-me. Estou certa que a história que ela tem para contar não podia ser contada pelo Joaquim, pelo Thomas ou pela Marie, e que a Arundhati traz consigo existências que só uma Arundhati poderia por em papel.
Por outro lado, sinto que este livro ousa. Sei que se passa na Índia, sei que fala de pessoas e de família, sei que visita quotidianos. Ainda assim, Deus está no título. Ainda não sei se hei-de ver isto como um desafio sobrenatural ou como uma divinização do real, mas sei que perante este título, estamos perante uma promessa. E haverá maior charme do que a ausência do medo de falhar? É que “O Deus das Pequenas Coisas” parece ser um portal para um mundo novo, e olhar para ele pode levantar alguns véus que nos cobrem a vista.
Não nego que o facto de o livro ter sido internacionalmente reconhecido com reputados prémios literários me desperta ainda mais curiosidade. Mas isso não conta para o charme.
Entretanto, vou procurar neste livro uma história divina, só de homens. Daqui a um mês, digo-vos o que encontrei.

2 comentários: