quarta-feira, 2 de novembro de 2011

a-ver-livros: Marilyn Hepburn Nowicka

Entrar num livraria, algures em Varsóvia, 2008. Aproveitar para tomar um café enquanto se folheia um volume. E, de repente, pairando mesmo ali, numa ilustração tamanho mural, Marilyn. Sim, a loira Monroe. Com um livro na mão.

O primeiro pensamento vai direitinho para o estereótipo. Mas depois ocorre que as biografias garantem que Norma Jean tinha um quociente de inteligência de 168. E não pode ter sido inteiramente por acaso que foi casada com o dramaturgo Arthur Miller. E que há imensas fotos suas a ler. A ler Joyce. A ler Whitman. A ler o ex.

Lança-se o olhar noutra direcção e surge Audrey. A morena Hepburn, pois. Também ela de livro na mão, ali, numa livraria polaca. Que surpresa.

E a mente faz o mesmo retrocesso ao registo fotográfico. Lembra ainda que um dia ela afirmou: “Para ser honesta tenho que dizer que ainda leio contos de fadas e gosto da maioria”. A mente é danada. Vá lá saber-se porquê, recorda até que Marylin cantou os parabéns a Kennedy em 1962 e Hepburn fez o mesmo em 1963, no que seria o último aniversário dele. Algo que não interessa nada para o caso.

O que interessa são as ilustrações. Há mais uma, um mural um pouco maior, chama-se “Leitores”. Está mesmo ali ao lado do balcão, junto da mesa com as cadeiras vermelhas. Os três são assinados por Agata Nowicka, uma reputada ilustradora polaca, que já contribuiu até para a “New Yorker” e o “New York Times”. Sobre si mesma, ela é sucinta: “Desenho, ilustro, faço direcção de arte, tomo conta [nota: da filha pequena, Mila], fico frustrada, aborreço-me, vou sair, dou umas gargalhadas, olho e aprendo”.

Acho que diz mais uma mão cheia de coisas interessantes (ou talvez não), mas está em polaco. Que se lixe. Volto a ver as imagens antes de ir terminar o dia de hoje com um livro propriamente dito nas mãos.

https://www.facebook.com/pages/Agata-Endo-Nowicka/183581441667829?sk=wall

http://www.agatanowicka.com/

1 comentário: