quarta-feira, 23 de novembro de 2011

I'm a Dubliner: os irmãos Yeats


Muita gente fala do grande escritor William Butler Yeats (mais conhecido por W.B. Yeats) sem saber que é irmão de um dos maiores pintores Irlandeses daquele tempo: Jack Butler Yeats.

"Os temas favoritos de Yeats incluem a paisagem (e o céu), cavalos, o circo e os saltimbancos. As suas obras iniciais distinguem-se por uma energia simples no uso da linha e da cor; as suas obras mais tardias, por um tratamento extremamente vigoroso e experimental na aplicação de pinceladas quase grosseiras. Usa frequentemente a pincelada no seu todo, aplicando a tinta numa grande variedade de formas, mostrando-se interessado no poder expressivo da cor. Apesar da sua posição como o mais importante dos artistas irlandeses do século XX, com um sucesso comercial também assinalável, não teve discípulos e nunca deixou ninguém vê-lo a trabalhar - o que ajudou a torná-lo uma figura única.", diz a wikipédia na biografia do pintor.


Chegado a Dublin, percebi logo que não podia estar perante o prémio Nobel da literatura Yeats e, ao mesmo tempo, imaginar que ele pintava assim. E era verdade: há dois Yeats famosos na Irlanda: William e Jack.

Mas não foram só os homens da casa que se dedicaram às artes. As irmãs fizeram ambas parte do movimento Arts and Crafts. Elizabeth e Susan foram professoras de arte.


Numa cidade onde a maioria dos museus é gratuita, podem ver a obra de Jack na National Gallery of Ireland, espaço fabuloso da melhor pintura Irlandesa e alguns quadros de artistas mundialmente famosos, como um Picasso ou um Van Gogh.

Para terminar, deixo foto junto a uma frase do Yeats (escritor). Estão espalhadas por Dublin, é só procurar! Os Irlandeses têm imenso orgulho dos famosos que emprestaram ao Mundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário