sábado, 26 de novembro de 2011

I'm a Dubliner: O museu dos escritores...


Aterrado em Dublin, os primeiros passos foram dados a procurar a literatura, os livros, os cantos e recantos que dedicam frases aos grandes escritores, livrarias velhas e novas e, pois claro, a visita a este Museu.

O Museu dos Escritores em Dublin (ver site aqui) tem o ar de casa antiga, fachada típica do centro da cidade. Mas passa um pouco despercebido, portanto qualquer turista distraído pode facilmente perdê-lo.

À entrada, o simpático Sr. pergunta-me se quero levar um aparelho que explica tudo o que vamos acompanhando ao longo das salas. Enumera vários idiomas, o nosso não. Opto pelo Inglês - acreditei ser sempre preferível escutar na própria língua do que, por exemplo, Castelhano.

E assim comecei a viagem. Pelas origens da Literatura Irlandesa até aos nossos dias. Foi óptimo acompanhar a história de Jonathan Swift, George Bernard Shaw, Oscar Wilde, W. B. Yeats, Samuel Beckett, James Joyce, entre tantos outros.

O museu apresenta primeiras edições de alguns títulos, velhas máquinas de escrever, objectos pessoais, retratos, cartas escritas à mão, pinturas... Um infindável número de coisas interessantes que nos transportam a outros tempos, à vida de alguns dos nossos heróis literários. A tantas histórias desconhecidas...

Confesso que não sabia que Bram Stoker - por pura ignorância - era Irlandês. E lá estava imortalizada (por entre outros escritos e objectos) a sua grande obra: Drácula.

O espaço tem, bem lá no fundo, uma loja simpática. Aproveitei para trazer duas obras de Joyce: Dubliners e A Portrait of the Artist as a Young Man.

Saio do Museu com uma sensação enorme de alegria. Sinto que fiz parte da História. Daquele espaço, daqueles escritores, daquele ambiente... da história da minha própria vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário