segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Grandes Livros - Mau tempo no Canal

Hoje vi parte deste documentário sobre "Grandes Livros" na rtp2. Este episódio é dedicado a Vitorino Nemésio. Além das imagens convidativas dos Açores, ficamos a conhecer a fundo esta obra do escritor. É uma boa maneira de lermos um romance: indo à fonte que o constrói, observando o cenário que o inspira...



«Creio que o isolamento de cada ilha açoriana dá lugar à constante presença de um fantástico individual, que percorre de um modo exemplar o romance de Nemésio, desde a personagem mais singela até à de maior complexidade. Fantástico individual que está em luta aberta contra um maravilhoso colectivo. Assistimos a um descer dentro de cada um, como se dentro de si pisassem os degraus da escada em curva - perfeita sucessão de serpentes cegas - que levam, na geografia insular, ao lago subterrâneo da ilha Graciosa; a única das cinco ilhas centrais que as páginas de Mau Tempo no Canal não contemplam.»

Do prefácio de João Miguel Fernandes Jorge - edição Relógio D'Água (hoje esgotada). Actualmente podemos encontrar este livro nas edições de bolso - Bis Leya.

Sem comentários:

Enviar um comentário