segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Quem ganha o Nobel de 2011 na Literatura? Algumas opiniões...

No grupo livros no facebook , por estes dias, houve uma votação: 'Em 2010... Vargas Llosa. 2009... Herta Müller. 1958... Boris Pasternak. 1907... Rudyard Kipling. A pergunta é: Quem ganha o prémio Nobel da literatura em 2011?'

Dos 33 votos, 11 deram a vitória a Haruki Murakami. Pedro Ferreira foi um dos participantes que justificou o seu voto: "eu votei em quem gostava... com a tragédia humanitária no Japão é um bom candidato, talvez alguém do Médio Oriente..."

Cláudia Diogo não é da mesma opinião: "Vocês acham mesmo que o Murakami vai ganhar o Nobel por causa da tragédia no Japão? Por essa ordem de ideias, os EUA tinham ganho em 2002 (já que em 2001 era demasiado em cima da hora). Além disso acho que o Murakami é um best-seller e o júri do Nobel prefere criá-los a premiá-los."

António Lobo Antunes é o único português que os votantes vêem como possível Nobel já este ano. Recolheu 6 votos. Raquel Serejo Martins defende-se dizendo: "Básica e repetitiva: ALA!"


Frederico Brandão puxou a tónica para outro lado: "Não faço a mínima. Tudo pode acontecer, desde o prémio carreira, aos equilíbrios continentais / religiosos / étnicos / políticos ou até a erros de casting como por vezes acontece. Se pudesse atribuir post mortem havia aí uma lista deles a apresentar como o Jorge Amado e o Montalban!"

Esta observação teve resposta imediata minha: "ou o Jorge Luis Borges - até hoje não entendo como foi possível escapar. Eu entendo o porquê de Murakami agora - tragédia no Japão. Mas, o critério do equilíbrio continental parece-me mais importante. Nesse aspecto, o poeta Sírio Adonis é forte candidato. Amos Oz entra na corrida. Mas depois, há sempre os Americanos: Roth ou McCarthy - sempre óbvios. Não sei, sempre difícil julgar. Não me espantaria o António Lobo Antunes, igualmente. Mas um país tão pequeno como o nosso com 2 prémios Nobel? E há quem queria colar o novo escritor sensação ao lote, Gonçalo M. Tavares. Acho que ainda é cedo..."

Cormac McCarthy é o primeiro americano da lista, com 5 votos. Os outros são Don de Lillo com 2, Philip Roth e Joyce Carol Oates com 1.

Milan Kundera aparece com 3 votos. Eterno candidato, a par de Umberto Eco ou Amos Oz (que, surpreendentemente, ninguém nomeou).

Por falar em escritores do Médio Oriente, o poeta Sírio Adónis (Ali Ahmad Said Asbar), apontado pela crítica como o principal candidato (depois deste ano ter recebido o prémio alemão Goethe), recebe 2 votos. Com 1 voto, o Israelita Aharon Appelfeld.

Por fim, houve uma pessoa a dizer que "não há favoritos".

Resta-nos pouco tempo até sabermos o próximo prémio Nobel. Quem será? Provavelmente a Academia já escolheu. Resta esperar e ver se alguém acertou.

1 comentário:

  1. Ficaremos a saber amanhã. :) Salman Rushdie é o meu eleito, mas quanto a mim estes prémios são sempre incertos...

    ResponderEliminar