terça-feira, 11 de outubro de 2011

Livros que deram filme: Expiação, Ian McEwan



"No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, de 13 anos, vê a irmã Cecilia despir-se e mergulhar na fonte que existe no jardim da sua casa.
É também observada por Robbie Turner, um amigo de infância que, à semelhança de Cecilia, voltou há pouco tempo de Cambridge. Depois desse dia, a vida das três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira que, à partida, nem sequer imaginavam e tornar-se-ão vítimas da imaginação da irmã mais nova. Briony terá presenciado mistérios e cometido um crime que procurará expiar ao longo de toda a sua vida.


Expiação é, porventura, a melhor obra de Ian McEwan. Descrevendo de forma brilhante e cativante a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e a situação de classes, contém no seu âmago uma exploração profunda - e muito comovente - da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldade da absolvição.

Nomeado para o Booker Prize e para o Whitbread Award 2001."

Não li o livro de Ian McEwan. Mas vi o filme. Destaco o excelente trabalho de Dario Marianelli, na banda sonora - que valeu o Óscar da Academia nesta categoria em 2008.

Para escutar com atenção...

2 comentários:

  1. Também não li o livro (ainda), gostei do filme, apesar de o ter achado muito triste (e sobre o título do post, pensei nos filmes que deram livros)

    ResponderEliminar
  2. Exemplos de filmes que deram livro? Algum para partilhar?

    :)

    ResponderEliminar