domingo, 9 de outubro de 2011

Como foi ler o livro de Setembro, A Magia dos números...

Yoko Ogawa empresta uma magia Oriental ao livro que escreve. Um toque que quem já leu alguns romances Asiáticos, conhece e sente. A delicadeza dos pensamentos, a suavidade das palavras, a serenidade das personagens. Sempre com pequenas lições para ensinar. Frases plenas de sentido, que nos transmitem sensações e trazem o melhor que há no ser Humano.


É portanto uma história carregada de pequenos simbolismos. Uma narrativa fácil de ler e corrida. Mas que prende o leitor logo desde início. A fórmula é óptima: um professor que precisa de cuidados porque teve um acidente e tem a memória afectada e programada apenas para 80 minutos. Uma empregada e seu filho que entram na sua vida de rompante e se tornam na sua grande companhia. Apesar de incapacitado, este homem é um génio da matemática. E é através dela que se expressa, transformando esta ciência exacta numa divertida forma de dar significado às coisas humanas. Apesar de ter a memória afectada, este senhor vai mudar por completo a vida desta mulher e do filho. Desde que se conhecem, nada será a mesma coisa.


A escritora Yoko Ogawa escreveu uma excelente história, de grandes afectos. Difícil, por certo, de documentar. Isto porque fala de matemática e de basebol Japonês. Um trabalho, certamente, de grande pesquisa. Mas que a autora transforma numa leitura agradável e numa história simples: plena de sentido e que traz à pele o melhor dos nossos sentimentos. Senti, portanto, um prazer especial em ler este livro. Pelas reflexões que me trouxe.

A Magia dos números foi mais um livro de leitura conjunta do nosso blogue. Resta-me agradecer a escolha da Elsa Martins Esteves para o mês de Setembro. E deixar o meu testemunho. Espero que gostem!

Sem comentários:

Enviar um comentário