domingo, 18 de setembro de 2011

Meia Noite em Paris - porquê chamar Woody Allen a um blogue de literatura?



O trailler não ajuda a entender bem o que tem de especial este filme. O segredo está nas viagens loucas que o actor principal - Owen Wilson - faz ao passado da cidade de Paris, mais concretamente aos anos 20.

Para vos ajudar um pouco, o filme é sobre um guionista (a procurar escrever e aperfeiçoar o seu primeiro romance) que, à hora marcada, abandona a sua vida presente e passa agradáveis noites no passado agitado de Paris. Cidade que, por essa altura, fervilhava de vida. Nela circulavam figuras tão importantes como o escritor F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway ou T. S. Eliot. Heróis literários do nosso personagem, que ele não acredita estar a conhecer.

O elenco não inclui apenas grandes escritores. Por lá passam, também, artistas como Pablo Picasso, Degas ou Salvador Dali. O cineasta Luis Buñuel ou o grande músico Cole Porter.

O resto, é história que não posso contar. Para as pessoas que se identificam com os livros, escritores, arte, com a grande época dos anos 20 (e o fervilhar Parisiense) ou, simplesmente, com Woddy Allen; convite obrigatório para irem ao cinema mais próximo. Uma comédia inteligente, comandada pelo mundo encantado e mágico de um grande cineasta.

Sem comentários:

Enviar um comentário