sábado, 3 de setembro de 2011

A magia dos números: Setembro vai ser assim...

Elsa Martins Esteves. Foi quem escolheu o livro de Setembro do ano passado. Renovado contrato, aqui está ela de novo com mais uma surpresa. Desta vez, vamos regressar à Ásia...

E com Yoko Ogawa.

O que se sabe dela? Em Portugal, para já, muito pouco...

"Yoko Ogawa nasceu no Japão, em Okayama, em 1962. Os seus mais de vinte romances, que começou a publicar em 1988, têm sido premiados, adaptados ao cinema e traduzidos em inúmeros idiomas. O seu universo e a sua escrita dão à sua obra um lugar de destaque na literatura contemporânea. Ogawa consegue dar expressão aos mais obscuros meandros da mente humana através do estudo exaustivo das suas personagens, mulheres, na maior parte dos casos. Com Hotel Íris, um dos seus romances mais traduzidos e certamente um dos mais sexualmente ousados, a Quetzal dá início à divulgação de uma obra singular e perturbadora."

Quanto ao livro, chama-se 'A magia dos números' e acaba de ser lançado nas livrarias. Paul Auster anuncia que é «altamente original. Infinitamente encantador. E sempre tão comovente.»

Veremos...


Deixo-vos, para já, um pouco do que vem aí:

"Uma empregada de limpeza começa a trabalhar em casa de um velho matemático, um homem com mais de sessenta anos, cuja carreira foi brutalmente interrompida por um acidente de automóvel, que reduziu a autonomia da sua memória a oitenta minutos.

A cada manhã, a jovem mulher deve apresentar-se como se se vissem pela primeira vez - o professor esquece-se que ela existe de um dia para o outro -, mas é com grande paciência, gentileza e muita atenção que ela consegue ganhar a sua confiança, apresentando-lhe também o filho de dez anos. Aí se inicia uma relação maravilhosa: o rapazinho e a sua mãe vão não só partilhar com o velho amnésico a sua paixão pelo beisebol, como vão também aprender com ele a magia dos números. Neste subtil romance sobre a herança e a filiação - e em que três gerações se encontram sob o signo de uma memória extraviada e fugidia - a narrativa desdobra-se com a graça e o rigor de um origami. Lapidar e profundo como um haiku, A Magia dos Números é uma pequena obra-prima.."


Resta-me agradecer a escolha da Elsa e esperar que seja mais um magnífico livro. Para já, só boas experiências neste nosso Clube. Este não vai fugir à regra, tenho a certeza.

Até breve e participem.

1 comentário: