terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aqui na Terra, Miguel Carvalho


Miguel Carvalho é jornalista e Grande Repórter / Redactor Principal da Visão. Miguel assina a coluna A Devida Comédia, título que dá igualmente ao seu blogue - que desde já recomendo.

A Deriva Editores trouxe-nos em 2009 este livro, um trabalho muito interessante e bem escrito pelo Miguel. Histórias de coveiros ou dos que ficaram para contar a tragédia da Ponte de Entre-os-Rios. Histórias de pastores... Relatadas a partir de Fátima ou desde 'Casais de Folgosinho', na Serra da Estrela. Algumas terras mais anónimas do que outras, num verdadeiro "levantamento emocional" do estado do Portugal mais profundo - completamente desconhecido ou estranho aos cidadãos das grandes metrópoles.

São estes relatos que fazem deste livro um belíssimo achado. O leitor fica encantado com este Mundo tão simples e, ao mesmo tempo, tão português. Num país fortemente vincado pelas crenças religiosas e pelas tradições. Um Portugal tantas vezes esquecido.


A contra-capa resume as minhas palavras:

"Aqui na Terra é o retrato de um certo Portugal.
País aquém e sempre além, onde o humano e o divino moldam as circunstâncias da nossa condição.
Relatos de um País que, por vezes, não vem no mapa. Quadros e figuras que constituem uma geografia de afectos e desamores, de entregas e renúncias, de comédias humanas e tragédias colectivas.
Nestas reportagens, desenha-se um território de sombras e luzes, de martírios e pantomina, de identidade e resignação, habitado por existências vestidas do avesso e «estórias» de trazer pela mão. Um País, enfim, que levamos inscrito por dentro.
Mas sempre descrito como quem o olha de fora.
País coitadinho e honrado.
País em grande ou maltratado.
País santificado e do Diabo, onde por vezes anda tudo ligado."

Vale a pena ler este livro. Pela simplicidade das histórias. Pela escrita envolvente. Porque não há muitos livros assim, puros relatos da nossa identidade. Do ADN das nossas gentes.

(Uma pequena nota: dizer que o Miguel é companheiro de uma ex colega de trabalho na Almedina que, por estes dias, já é - ou está mesmo a ser - mãe. Do Francisco! Os meus parabéns aos pais!)

Sem comentários:

Enviar um comentário