quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O que têm Patti Smith e José Saramago em comum?

Muito pouco, dirão. Mas em breve vão ter um livro seu adaptado ao cinema.

Informa a revista Sábado e o blogtailors que:

"Há um mês foi anunciado que Miguel Gonçalves Mendes, realizador do documentário 'José & Pilar', irá adaptar ao cinema o romance de José Saramago, 'O Evangelho Segundo Jesus Cristo'.

A obra conta a história da vida de Jesus, cruzando-a com uma crítica à religião e, à chegada às livrarias, levantou muita polémica.

A publicação provocou um desentendimento com o então subsecretário de estado da Cultura, Sousa Lara, que considerou o livro ofensivo para a tradição católica nacional e o retirou da lista do Prémio Europeu de Literatura.

O cineasta Gonçalves Mendes deu uma entrevista ao site c7nema, em que afirma que tal polémica foi "patética".

Contou alguns detalhes sobre o projecto cinematográfico do que considera ser "o livro mais cinematográfico do José (...) porque aquilo parece quase fruto de uma mesa de montagem, a forma como as cenas estão encadeadas e a forma como vão mudando".


O site cinema.sapo.pt e a Livraria Centésima Página avançam:

"A cantora norte-americana Patti Smith vai colaborar com o argumentista John Logan para adaptar ao cinema o seu livro de memórias «Apenas Miúdos», sobre a sua amizade com o fotógrafo Robert Mapplethorpe, anunciou hoje o blog especializado Deadline.

O livro «Apenas Miúdos» – publicado este ano em Portugal pela Quetzal – valeu em 2010 a Patti Smith o National Book Award, o prémio nacional de literatura dos Estados Unidos, na categoria de não-ficção.

A obra de Patti Smith, de 64 anos, oferece um olhar pessoal sobre a vida de boémia da Nova Iorque de finais da década de 1960, uma época que ela descreve através da sua relação de amizade com Mapplethorpe.


(...) John Logan, responsável pelos argumentos de êxitos de bilheteira como «Gladiador» ou «O Aviador», ganhou recentemente o prémio Tony por «Red», sobre a vida do pintor Mark Rothko, e é autor dos argumentos de dois filmes ainda por estrear: «Coriolanus», de Ralph Fiennes, e «Hugo», de Martin Scorsese."

Sem comentários:

Enviar um comentário