segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ler nas praias...

É nas praias que vejo mais portugueses com livros. Não sei se isto é necessariamente bom...

Querem melhor local para nos exibirmos? Para comparar as 'galinhas' que trazemos às do vizinho? Pois bem, vi mais livros pousados do que lidos. Entre os que vi, a grande maioria é do Natal passado; o que pode comprovar a minha suspeita que os portugueses só lêem uma vez por ano: normalmente o vencedor dos top´s de Dezembro. O que mais vi, então, pelas nossas praias foi 'Fúria Divina' de José Rodrigues dos Santos.

Mas pode ter sido mera casualidade...


Depois os fenómenos da actualidade, como o menino que morreu durante uma operação e foi lá acima falar com Deus. Regressou para contar 'O Céu Existe Mesmo'. Disse-me um amigo ligado à Leya que este livrinho pode vender 3 mil a 4 mil exemplares por semana em Portugal.

Mas a grande surpresa é a saga de George R. R. Martin. A dominar os top's deste verão, por culpa de dois factores: a estreia da série nos Estados Unidos e o preço 'bárbaro' que a Fnac fez dos primeiros exemplares da saga (40%). Resta saber se vão ter pedalada para ler todos os outros... Vi alguns nas praias portuguesas.

O meu caso é muito diferente dos portugueses. Uma semana na praia serve para apanhar sol, passear, tomar um banho. Não para ler livros. Na verdade, ler é algo que faço o ano todo. Como tal, praia e sinónimo de férias da 'profissão'.

E os meus amigos? O que levam para a praia? [Para ler, entenda-se...]

2 comentários:

  1. Na praia leio nada. A eminência da areia que se entranha entre as páginas, então com o vento deste verão, retira-me o prazer de levar companhia escrita. Mas para a piscina... ah, para a piscina... levo tudo. E depois dói-me o braço. E depois já não tenho posição. E depois o sol dá-me cabo da vista. Mas levo tudo. Inclusive, há dias, levei o "2010-2011", da Ana Paula Inácio, e fui uma mulher feliz. Leve, fino (não me fez doer nadinha) e deliciosamente sarcástico. :-)

    aa

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro ler na praia. Apesar de ter noção de que aquilo que escrever pode corresponder à realidade. Sou uma leitora compulsiva;) por isso a praia é mais um sítio para ler.
    Boa leitura;)

    ResponderEliminar